x

INSS

INSS: Ministério da Previdência quer fazer mutirões de perícia para reduzir filas

Ministério confirmou a ideia de implementar mutirões, informando que processo deve iniciar em março.

17/02/2023 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo quer mutirões de perícia para reduzir filas do INSS

INSS: Ministério da Previdência quer fazer mutirões de perícia para reduzir filas

O Ministério da Previdência Social deve executar mutirões para diminuir a fila de pedidos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que dependem de perícia médica, tais como o Auxílio-doença e a  Aposentadoria por incapacidade permanente.

Em entrevista ao portal UOL, o ministro da pasta, Carlos Lupi, afirmou que a ideia é reunir vários peritos e concentrar os trabalhos durante uma semana, principalmente no interior dos estados, onde existem menos profissionais, para acelerar a análise dos casos.

De acordo com Lupi, a ideia é começar a iniciativa pela região Nordeste.

Ao EXTRA, o ministério confirmou a ideia de implementar os mutirões e informou que o processo deve começar no mês de março, mas não detalhou que regiões ou estados serão priorizados.

"O Ministério da Previdência Social segue trabalhando para garantir o aumento na quantidade de perícias médicas realizadas por mês. No momento, a equipe da Secretaria de Perícia Médica Federal estuda a melhor maneira de se realizar mutirões de atendimento e quais localidades devem ser priorizadas. A meta é que os mutirões comecem em março. Até lá, serão divulgados mais detalhes sobre a ação", informou a pasta.

O que dizem os médicos peritos

O vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Cardoso, afirma que a fila atinge, principalmente, a Região Nordeste e partes remotas da Região Norte. Ele calcula que, no país, o tempo médio de espera para uma perícia está em 50 dias, acima dos 45 dias usados como margem pelo INSS.

“Em estados do Sul, Sudeste e até no Distrito Federal, a fila está mais ou menos equalizada, com problemas apenas em alguns locais pontuais”, diz Cardoso.

Em capitais do Nordeste, no entanto, temos de 50 a 70 dias de espera, mas no interior isso passa de 100 dias.

Representantes da ANMP se reuniram, nesta semana, com Lupi e o secretário-executivo do ministério da Previdência, Wolney Queiroz. Segundo Cardoso, os mutirões foram um dos temas discutidos no encontro.

Para o vice-presidente da entidade, no entanto, os mutirões são uma solução que só fará efeito a curto prazo.

“Temos um déficit de três mil peritos. Para isso se sustentar a longo prazo, tem que ter concurso” avalia.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.