x

IRPF

IRPF 2023: FENACON envia ofício à RFB questionando obrigatoriedade da conta gov.br imposta aos aposentados

Federação está preocupada com a forma imposta para obtenção dos informes de rendimentos para o IRPF 2023.

09/03/2023 10:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FENACON envia ofício à Receita sobre regra do IRPF 2023

IRPF 2023: FENACON envia ofício à RFB questionando obrigatoriedade da conta gov.br imposta aos aposentados

Nesta quarta-feira (8), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) enviou um ofício à Receita Federal manifestando preocupação sobre uma nova regra do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023.

A Federação demonstrou seu receio sobre a obrigatoriedade da conta gov.br imposta no programa do IRPF deste ano aos aposentados e pensionistas para obtenção dos informes de rendimentos anuais.

Dessa forma, a Federação pleiteia que a exigência da conta em plataforma seja dispensada. No documento enviado à autarquia, a FENACON frisa que muitas declarações do Imposto de Renda (IR) são confiadas pelos contribuintes às organizações contábeis e profissionais da contabilidade.

“Dentre estes clientes estão os aposentados e pensionistas que, na maioria das vezes, não são usuários de computadores e dispõe de pouco conhecimento no manuseio de softwares, aplicativos e tecnologia em geral, motivo pelo qual solicitam aos contadores o auxílio na obtenção dos seus informes de rendimentos junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) , bastando, para tanto, o fornecimento do número do benefício e dados básicos do contribuinte para ter o respectivo acesso ao sistema”, reforça trecho do ofício.

O documento pode ser conferido na íntegra aqui.

Com informações FENACON

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.