x

PROJETO DE LEI

PL quer modificar regras do IR para as pessoas físicas não assalariadas

O texto estabelece que a PF poderá deduzir, da remuneração pelo trabalho não assalariado, os pagamentos a terceiros independentemente do vínculo empregatício.

28/03/2023 14:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Projeto de lei quer alterar regras do IR para não assalariados

PL quer modificar regras do IR para as pessoas físicas não assalariadas

Um novo Projeto de Lei (PL) apresentado na Câmara dos Deputados quer alterar as regras do Imposto de Renda (IR) para as pessoas físicas não assalariadas.

O PL 3074/22 prevê que, na apuração do IR de cada ano, as pessoas físicas poderão deduzir, da remuneração pelo trabalho não assalariado, os pagamentos a terceiros independentemente do vínculo empregatício.

Outro ponto previsto no texto é que as pessoas físicas que não queiram ser tributadas como pessoas jurídicas poderão lançar a depreciação e amortização de bens e de despesas previdenciárias de qualquer natureza.

A proposta está ainda em análise na Câmara dos Deputados e, se aprovada, alteraria a Lei 8.134/90, que estabelece as regras do IR. 

Na defesa da proposta, o ex-deputado Eli Corrêa Filho (SP) comentou que o sistema tributário atual referente à pessoa física não assalariada é análogo ao regime de tributação da pessoa jurídica em lucro real.

“É preciso ampliar as possibilidades de regime tributário para as pessoas físicas não assalariadas, como medida de justiça fiscal, igualdade e isonomia”, afirmou. “Isso beneficiará médicos, contadores, engenheiros e arquitetos, dentre outros”, finalizou Corrêa Filho.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.