x

IRPF

IR 2023: Receita já recebeu mais de 10 milhões de declarações em menos de um mês do início do prazo

Considerando apenas os envios até agora, a declaração pré-preenchida está perto de alcançar a meta de uso estipulada pela Receita.

05/04/2023 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IR: Receita já recebeu mais de 25% das declarações esperadas

IR 2023: Receita já recebeu mais de 10 milhões de declarações em menos de um mês do início do prazo

A Receita Federal divulgou, nesta segunda-feira (3), que até aquele momento mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 já haviam sido entregues.

Com a expectativa de receber pelo menos 38,5 milhões de preenchimentos neste ano, o número alcançado em menos de três semanas da abertura do prazo, que aconteceu em 15 de março, corresponde a 25,97% das entregas esperadas.

Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviarem o IRPF deste ano.

Avaliando as entregas por região, o estado de São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking das declarações, com 3,07 milhões, seguido por Minas Gerais com 881 mil e Rio de Janeiro com 863 mil. O estado de Roraima é o que possui menos envios registrados até esta segunda-feira, com 24 mil entregas.

Uma das principais novidades deste ano é a declaração pré-preenchida, e o objetivo original da autarquia é que a medida alcance 25% dos envios. Até o momento, 22% das entregas do IRPF utilizaram a modalidade.

Analisando os preenchimentos feitos até o dia 3, a Receita afirma que 80,30% das declarações terão direito a restituição, 10,57% terão imposto a pagar e 9,13% não pagarão imposto.

Leia mais:

Declaração pré-preenchida: o que é e como fazer a modalidade que oferece prioridade na restituição do IR

IR: Receita Federal divulga calendário de restituição e inclui novo grupo nos prioritários

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.