x

ISENÇÃO IR

Proposta dispensa aposentados de comprovar doença para isenção do IR

Embora o STF já tenha se decidido neste sentido, ainda existem entendimentos divergentes em outros tribunais.

06/04/2023 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Proposta libera aposentados de comprovar doença para isenção do IR

Proposta dispensa aposentados de comprovar doença para isenção do IR

Um novo Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado Marangoni (União-SP) propõe que aposentados e pensionistas que têm isenção de Imposto de Renda (IR) por motivo de saúde não precisem mais comprovar que a doença ainda existe ou não está controlada para manter o benefício tributário. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e busca alterar a Lei 7.713/88, que trata do IR.

Atualmente, a Lei 7.713/88 prevê isenção de IR para aposentadoria, reforma ou pensão decorrentes de acidente em serviço ou se o contribuinte for portador de moléstia profissional ou de certas doenças, como tuberculose, esclerose múltipla e câncer, mesmo se contraídas após direito ao benefício previdenciário.

O deputado Marangoni justificou a proposta ao citar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 2018, que determina que "o contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do IR, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade". No entanto, segundo ele, ainda existem interpretações divergentes sobre o tema em outros tribunais, causando insegurança jurídica.

O projeto de lei seguirá em tramitação nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, pode beneficiar milhares de aposentados e pensionistas que precisam lidar com as burocracias do sistema tributário.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.