x

Apenas em um dia, 6,5 mil contribuintes tentaram fraudar a Receita

A RFB estar de olho nos "espertinhos". Atualmente a alta capacidade de fiscalização da RFB em monitorar as DIRPF tem levado várias declarações a malha fina. Será que por "erros" ou tentativa de sonegação?

20/04/2012 18:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Apenas em um dia, 6,5 mil contribuintes tentaram fraudar a Receita

Apenas no dia 1º de março, o primeiro dia de entrega do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), 6,5 mil contribuinte tentaram fraudar os controles da Receita Federal, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo órgão.

De acordo com a Receita, a verificação efetuada no momento da transmissão da declaração identificou, somente neste dia, 14,7 mil declarações com indícios de fraude, sendo que estes documentos pertenciam a 6,5 mil contribuintes.

Fiscalização

A Receita informa que o Fisco irá revisitar todas as declarações apresentadas em anos anteriores dos contribuintes suspeitos de fraudes. O montante sonegado será exigido com multa de ofício mínima de 150%, podendo chegar a 225%.

Até a última quinta-feira (19), a Receita Federal bloqueou 148.609 declarações de pessoas físicas, que representam 1,33% do total entregue até o meio-dia desta data.

Segundo a Receita, declarar informações falsas com objetivo de reduzir imposto a pagar ou obter restituição indevida é crime contra a ordem tributária, que pode resultar em multa e prisão de dois a cinco anos.

Fonte: InfoMoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.