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DIREITO DO CONSUMIDOR

Procon tira dúvidas sobre os direitos dos consumidores nos problemas com a Hurb

Agência de viagens online Hurb está sendo acusada nas redes sociais por inúmeros consumidores de não honrar compromissos com clientes e fazer publicidade enganosa.

26/04/2023 16:00

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Quais os direitos do consumidor nos problemas com a Hurb?

Procon tira dúvidas sobre os direitos dos consumidores nos problemas com a Hurb Pixabay

A agência de viagens online Hurb, antiga Hotel Urbano, está sendo alvo de críticas e reclamações de milhares de clientes, alegando propaganda enganosa e o não cumprimento dos contratos adquiridos.

Passageiros parados nas companhias aéreas sem passagem aérea, hotéis que não receberam o repasse do pagamento pela agência ou sequer tem a reserva são alguns dos problemas relatados pelos consumidores nas redes sociais e no Reclame Aqui.

Para deixar o cenário ainda mais complicado, o CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, vazou dados e fez piada dos clientes lesados. Nesta segunda-feira (24), ele renunciou ao cargo.

O Procon de São Paulo divulgou, nesta terça-feira (25), um comunicado sobre as constantes reclamações que vêm recebendo contra a empresa.

De acordo com a nota, o aumento das reclamações ocorreu no mês de março e as principais críticas se dirigem ao fato de a empresa não cumprir com as condições ofertadas nos termos de oferta. Em muitos casos, quando uma viagem é cancelada, não há apresentação de datas próximas às indicadas pelo consumidor.

O Procon-SP ainda reforçou que segue analisando as reclamações registradas no órgão, para compreender adequadamente a situação de cada uma e encaminhar uma solução.

O Procon do Rio de Janeiro respondeu algumas das principais dúvidas dos consumidores à pedido do Jornal Extra, confira abaixo:

Comprei um pacote com data flexível, mas o Hurb não consegue marcar a viagem. Posso cancelar e pedir reembolso?

Caso a operadora de viagem não cumpra o prazo de marcação estipulado no contrato, o consumidor tem direito ao reembolso, sem ônus.

Comprei o pacote, mas a viagem só foi marcada dois anos depois, quando meus filhos já tinham idade de pagar pela passagem e pelos ingressos dos parques que pretendemos visitar. Posso pedir o ressarcimento desse custo extra?

Caso a marcação tenha sido feita dentro do prazo estipulado em contrato e o consumidor tiver sido informado de forma adequada, não há de se falar em ressarcimento.

Há limite de prazo para remarcação de passagem?

No caso de pacote de viagens, o prazo será o estipulado em contrato. Já quanto a passagens aéreas, é preciso que a remarcação observe o prazo de validade do bilhete.

Consegui viajar, mas as diárias do hotel não estavam pagas. O que faço? Pago o hotel e busco ressarcimento depois com o Hurb?

Os serviços ofertados pela empresa devem ser prestados. Se houver falha na prestação do serviço, o consumidor pode exigir o cumprimento da oferta. Primeiramente, deve procurar a empresa.

Caso o problema não seja resolvido, deverá buscar o Procon Estadual através dos canais oficiais de atendimento. Os hotéis têm responsabilidade solidária e, em tese, deveriam cumprir a oferta e buscar entendimento posterior com o Hurb.

O consumidor pode pagar e reter os recibos para pedir reembolso, mas não há uma garantia e pode demorar. É preciso ter em mente que, em caso de pedidos de ressarcimento de danos morais ou patrimoniais, o consumidor poderá ter que buscar o Judiciário.

A empresa pode ser multada por não honrar o contrato?

Sim.

O cliente que comprou um pacote e está com medo de não conseguir viajar pode tentar cancelar e pedir um ressarcimento?

A rescisão pode ser solicitada a qualquer momento, respeitadas as cláusulas contratuais.

Se ainda estou pagando o meu pacote, paro de pagar?

A interrupção do pagamento pode gerar quebra de contrato. O consumidor deve estar atento ao fato de que os pagamentos efetuados por cartão de crédito já foram repassados à operadora de viagens. O não pagamento levará a cobranças de juros com a administradora do cartão de crédito. Em casos de boletos parcelados, vale o mesmo.

Alguns hotéis estão barrando a entrada das pessoas que fizeram pacote com o Hurb. Eles podem barrar essas pessoas? Ou têm que aceitá-las e depois se entender com o Hurb?

Partindo do pressuposto de que esses hotéis possuem relação contratual com o Hurb, são solidários e devem cumprir a oferta e, se for o caso, buscar posterior ressarcimento com a operadora de viagens.

Com informações Extra

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