x

ECONOMIA

STJ assegura isenção fiscal na aquisição de veículo por pessoas com deficiência

Beneficiário com deficiência não penalizado em caso de roubo ou perda total do automóvel.

02/05/2023 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Isenção de IPI garantida pelo STJ na compra de veículos PcD

STJ assegura isenção fiscal na aquisição de veículo por pessoas com deficiência

De forma unânime, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de um automóvel por um indivíduo com deficiência, mesmo que não tenham se passado dois anos desde a compra do veículo anterior.

O período de dois anos é estabelecido pelo artigo 2º da Lei 8989/95, visando evitar o uso indevido do benefício fiscal ou enriquecimento ilícito do beneficiário. Contudo, no caso em questão, o contribuinte teve seu automóvel roubado antes de completar dois anos desde a aquisição.

O STJ determinou que, nos casos em que o automóvel comprado com isenção fiscal seja perdido devido a acidentes que resultem em perda total, ou seja, alvo de furto ou roubo, o beneficiário tem direito a uma nova isenção para a aquisição de outro veículo, mesmo que o prazo de dois anos não tenha sido ultrapassado.

Segundo o colegiado, o beneficiário não deve ser penalizado com a perda do benefício fiscal se a perda do veículo ocorrer por razões alheias à sua vontade.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.