x

PRAZO FINAL 31 DE MAIO

Confira quais obrigações os contadores devem entregar na reta final de maio

A classe contábil tem várias obrigações importantes a serem entregues até esta quarta-feira (31), essenciais para ficar em dia com o Fisco.

27/05/2023 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Obrigações contábeis: o que deve ser entregue até 31 de maio

Confira quais obrigações os contadores devem entregar na reta final de maio

O mês de maio finalmente está chegando ao fim, e com isso a classe contábil deve se organizar para entregar todas as obrigações que vencem nesta quarta-feira (31).

Entre as principais obrigações está o fim do prazo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) , que pode ser entregue até às 23h59 do dia 31. Neste ano, a Receita espera receber cerca de 39,5 milhões de declarações e, até o momento, a autarquia recebeu 28.560.404 preenchimentos, faltando ainda cerca de 30% dos envios esperados.

Outra obrigação que também venceria nesta data é a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) , mas foi prorrogada para o dia 30 de junho. Como o sistema pode sofrer instabilidades devido ao excesso de acessos simultâneos, os contadores devem se programar para fazer a entrega o quanto antes.

No dia 31 de maio os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), obrigação que também pode contar com a ajuda dos profissionais contábeis.

Algumas pessoas físicas também têm pendências neste dia 31 de maio, como a Declaração Inicial e Intermediária de Espólio. Obrigação que, muitas vezes, também conta com o serviço de um contador.

Como de costume, a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) e a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME) também devem ser enviadas neste dia.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.