x

Inteligência Artificial

Profissionais usam ChatGPT para criar currículos mais atrativos

Inteligência Artificial pode ser usada como aliada na busca de oportunidades na carreira.

07/06/2023 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Veja como criar currículos mais atrativos com o ChatGPT

Profissionais usam ChatGPT para criar currículos mais atrativos

Profissionais estão recorrendo ao uso do ChatGPT para elaborar currículos mais atrativos e aumentar suas chances de serem selecionados para entrevistas de emprego. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Infojobs com 5.635 profissionais, 27% deles afirmaram já ter utilizado o ChatGPT em algum momento do processo de seleção, e 15% planejam utilizar a ferramenta no futuro. 

Nos Estados Unidos, os números são ainda mais expressivos. Um estudo da ResumeBuilder revelou que 46% dos candidatos utilizam a tecnologia para escrever currículos ou cartas de apresentação. Dentre esses, sete em cada dez relataram ter obtido uma taxa de resposta mais alta das empresas ao utilizarem um currículo elaborado pela IA, e 59% deles foram contratados.

Como usar o ChatGPT em processos seletivos?

O engenheiro de processos de desenvolvimento em São Paulo, Ramon Ferreira, experimentou o ChatGPT durante sua busca por uma nova posição. 

Ele percebeu que o LinkedIn e outros meios de pesquisa usam palavras-chave para encontrar candidatos relevantes. Com base nisso, decidiu reescrever seu perfil na rede social utilizando termos importantes para sua área. 

Primeiro, utilizou um programa chamado WordCloud para identificar as palavras-chave mais relevantes em vagas e perfis interessantes. Em seguida, pediu ao ChatGPT para reescrever seu perfil no LinkedIn utilizando esses termos. 

O resultado foi um aumento no número de contatos, várias entrevistas realizadas e até mesmo uma proposta de trabalho no exterior. Para Ferreira, o ChatGPT foi um diferencial que facilitou o processo de seleção.

Outra forma de utilização da ferramenta é simular entrevistas de emprego. O candidato pode descrever o cargo, setor, trazer elementos que estão no site da empresa, como missão, visão e valores e treinar o bate-papo.

Pontos de atenção

Em relação ao Linkedin, a sócia-diretora da consultoria Resch RH, Jacqueline Resch, destaca que é importante expressar com precisão as realizações profissionais e evitar utilizar termos que não correspondem às competências e experiências reais do candidato. 

Já quanto à entrevista de emprego, ela ressalta que a entrevista de emprego não segue um roteiro fixo e depende das respostas dadas pelo entrevistado, o que exigirá um olhar mais atento por parte dos recrutadores ao analisar candidatos que utilizaram a ferramenta.

Otimização do RH

Além dos candidatos, as empresas também estão de olho no potencial do ChatGPT para facilitar a busca por profissionais. 

O Infojobs, por exemplo, integrou recentemente a ferramenta ao seu sistema de recrutamento e seleção, chamado PandaPé. 

A ferramenta reduziu significativamente o tempo necessário para preencher um perfil de vaga, de 25 minutos para apenas 3 minutos, de acordo com um teste interno realizado pela empresa. 

Os próximos passos envolvem a realização de estudos para avaliar se as vagas geradas pela IA são mais eficazes na atração de candidatos, bem como explorar outras possibilidades de uso da ferramenta no processo seletivo.

Com informações do Valor econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.