x

Isenção do IR na PLR será definida na manhã de hoje

A isenção do IR (Imposto de Renda) na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) poderá ser anunciada nesta terça-feira (8) pelo governo, segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

08/05/2012 10:54

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Isenção do IR na PLR será definida na manhã de hoje

De acordo com a entidade, os ministros da Fazenda, Guido Mantega e da Secretaria-geral, Gilberto Carvalho, se reunirão na manhã de hoje, às 11h, com representantes das centrais sindicais para discutir o tema em questão.

Entre as reinvindicações dos trabalhadores, a exigência de um tratamento igual ao dado aos investidores da Bolsa de Valores, no que se refere à PLR, será abordada. "Com mais dinheiro no bolso, os empregados terão condições de adquirir bens, investir no lazer e ter mais qualidade de vida. Todo o País ganhará", avalia a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira.

Última proposta

Na mais recente proposta enviada ao governo, discutida e entregue pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), um pedido de isenção total de até R$ 20 mil foi idealizado, conforme a Instrução Normativa RFB nº1022 de 2010. Segundo o documento, apenas devem ser tributados os ganhos líquidos em operações realizadas na Bolsa de Valores acima desse valor.

"Com isso, a parcela que exceder a 20 mil passaria a ser tributada com alíquota única de 20%", explica a entidade.

A campanha

A campanha de isenção de IR na PLR dos trabalhadores foi lançada por bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e eletricitários, em 2011. Até a data atual, diversas manifestações já foram realizadas- em São Paulo, ABC e Brasília -, além de reuniões com representantes do governo e parlamentares. Na época, um abaixo assinado com mais de duzentas mil assinaturas foi entregue ao governo.

Fonte: InfoMoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.