x

TRIBUTÁRIO

PIS/Cofins: STF valida cobrança impostos sobre prêmios de seguros

Cobrança pode causar perdas bilionárias para as seguradoras do país.

14/06/2023 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Decisão do STF pode causar perdas bilionárias às seguradoras

PIS/Cofins: STF valida cobrança impostos sobre prêmios de seguros

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou, nesta segunda-feira (12), a cobrança do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre valores recebidos pelas seguradoras a título de prêmios de seguros antes da Emenda Constitucional 20/1998.

O impacto da decisão pode alcançar R$ 42 bilhões, soma que inclui valores retroativos de pagamentos das contribuições desde 2006 e considerando atualização pela taxa Selic segundo especialistas da área.

A última decisão do STF sobre o tema em 2006 definia que os tributos não poderiam incidir sobre “receita estranha ao faturamento”. 

Dessa vez, os ministros entenderam ser válido o conceito de incidência dos tributos sobre as receitas oriundas de atividade empresarial. No caso das seguradoras, seria em relação aos prêmios efetivamente auferidos. A maioria dos ministros, porém, entendeu que as receitas relacionadas às aplicações financeiras das reservas técnicas ficam fora dessa base de tributação mais ampla.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.