x

ECONOMIA

Desenrola: plataforma para negociar dívidas só deve ficar disponível em setembro

Apesar do anúncio para início em julho, brasileiros deverão aguardar mais para renegociar dívidas, segundo o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.

16/06/2023 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Adiado? Desenrola deve receber renegociação de dívidas em setembro

Desenrola: plataforma para negociar dívidas só deve ficar disponível em setembro

Nesta quinta-feira (15), o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, afirmou que a plataforma de renegociação de dívidas do Desenrola Brasil só deve ser aberta para o público em setembro deste ano.

Apesar do anúncio inicial do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falar sobre o começo do programa já no mês que vem, em julho apenas deverá iniciar o período de cadastro dos credores no programa.

O novo programa do governo prevê a renegociação de dívidas de pessoas físicas com empresas e para isso criará um sistema próprio online, para facilitar o acesso. Esse programa somente será disponibilizado para o público da faixa 1 do Desenrola  - cerca de 40 milhões de pessoas - em setembro.

A faixa 1 diz respeito aos brasileiros que recebem até dois salários-mínimos (R$ 2.640) ou estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e têm dívidas de até R$ 5 mil negativadas até 31 de dezembro de 2022.

O secretário ainda afirmou, em entrevista à TV Globo, que algumas etapas precisam ser concluídas antes da abertura da plataforma para o público da primeira faixa.

Cronograma do Desenrola

Com essa nova atualização de datas, confira como deve ficar o cronograma do Desenrola:

Julho: empresas credoras poderão cadastrar voluntariamente as dívidas das pessoas que fazem parte da faixa 1 do programa;

Agosto: início do leilão de descontos entre as empresas credoras. Ou seja, nessa fase, os credores devem informar quanto de desconto estão dispostos a conceder para cada consumidor. Assim, não serão todas as empresas cadastradas que serão incluídas no programa;

Setembro: início da participação ativa do público-alvo, que deverá acessar a plataforma do governo com o seu usuário gov.br.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.