x

Bancos começam a diferenciar novo rendimento da poupança no extrato

Rendimentos feitos antes e depois das novas regras devem ser separados. Prazo para bancos se adequarem é de 30 dias, contados a partir do dia 4.

09/05/2012 08:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bancos começam a diferenciar novo rendimento da poupança no extrato

Os bancos já começaram a oferecer aos clientes extratos de acordo com as novas regras da poupança. As instituições devem mostrar, separadamente, os rendimentos dos depósitos feitos antes e depois das novas regras, que passaram a valer no dia 4 de maio. O prazo para todos os bancos se adequarem é de 30 dias contados a partir da data da mudança.

No Bradesco, desde esta terça-feira (8) os clientes já podem visualizar o extrato com a diferenciação. De acordo com o banco, a partir de hoje todos os clientes já conseguem ver a mudança - os depósitos antigos estão nomeados como "Poupança fácil" e nos novos (feitos a partir do dia 4), como "Nova poupança MP 567".

De acordo com a MP 567, os demonstrativos de movimentação da poupança devem evidenciar os saldos segregados 'de modo fácil, preciso e de fácil entendimento'

A Caixa informou que os saldos de depósitos também já estão sendo apresentados no extrato e no saldo em dois blocos distintos, desde sexta-feira (4), "de forma a possibilitar ao cliente o acompanhamento dos depósitos feitos até 3 e maio separadamente daqueles efetuados a partir de 4 de maio". O banco esclarece que os saques serão preferencialmente dos depósitos novos, como estabelece o governo.

O Banco do Brasil informou que as alterações poderão ser vistas pelos clientes a partir desta quarta-feira (9).

"No Banco do Brasil, o cliente que realizou depósito a partir de 4 de maio, passa a ter duas variações de poupança. Assim, se ele possuia a variação 01, agora passa a ter a variação 51 também. E, ao solicitar um extrato,  independentemente da variação escolhida, ele receberá num mesmo documento os extratos das duas variações da poupança", esclarece o banco.

O BB dá um exemplo: se o cliente possuía saldo de R$ 1.500 na poupança (variação 01) no dia 3 de maio e realizou depósito de R$ 500 no dia 7 (variação 51), o extrato apresentará a movimentação das duas contas de poupança separadamente, constando, inclusive, a forma como foi calculado cada rendimento.

O HSBC informou que o novo modelo de extrato e a terminologia que será usada para diferenciar os rendimentos da poupança estão em desenvolvimento. A instituição diz que a implementação será feita no prazo estipulado pela Medida Provisória 567 (que estabelece as novas regras).

O Santander disse que a partir do próximo mês as demonstrações de rendimento da poupança apresentarão de forma separada as informações das aplicações realizadas antes e depois de 3 de maio.

A reportagem procurou e aguarda resposta do Itaú Unibanco sobre o assunto.

De acordo com a MP 567, os demonstrativos de movimentação da conta de poupança devem evidenciar ao titular da conta, "de modo fácil, preciso e de fácil entendimento", os saldos segregados.

Mudança
O governo mexeu na quinta-feira (3) nas regras da poupança. A mudança, proposta por meio de medida provisória, vale para os depósitos feitos a partir da sexta-feira (4).

Com a alteração, a poupança passa a render 70% da taxa Selic, que é fixada a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, mais a variação da Taxa Referencial (TR), mudança que vale somente quando os juros básicos recuarem para 8,5% ao ano, ou abaixo disso. A modalidade continuará isenta do Imposto de Renda (IR).

Quando os juros estiverem acima de 8,5% ao ano, a poupança continua rendendo 6,17% ao ano mais a variação da TR.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.