x

INSS anuncia redução da taxa máxima de juros do consignado

Taxa máxima que pode ser cobrada por bancos será reduzida para 2,14%. Portaria permitindo essa redução deverá ser publicada nesta semana.

22/05/2012 15:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS anuncia redução da taxa máxima de juros do consignado

O Conselho Nacional de Previdência Social anunciou que reduzirá o teto máximo de juros mensais que os bancos podem cobrar no crédito consignado para aposentados e pensionsistas do INSS. A taxa cairá de 2,34% para 2,14% ao mês. A portaria estabelecendo essa mudança deverá ser publicada, "ainda nesta semana", de acordo com nota do Ministério da Previdência, divulgada nesta terça-feira (22).

No caso dos empréstimos consignados por meio de cartão de crédito, a resolução recomenda a alteração dos atuais 3,36% para 3,06% ao mês.

De acordo com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, por meio de nota, "essa é apenas uma primeira medida, discutida com o Banco Central. Poderemos adotar outras”.

"Com os novos limites de juros, as 38 instituições financeiras que realizam empréstimos consignados aos segurados não mais poderão cobrar taxa superior ao teto fixado, que é referente ao custo efetivo total, ou seja, contempla todos os custos das operações de empréstimos pessoais ou cartões de crédito."

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.