A nova companhia será a terceira no mercado de aviação doméstica. A liderança segue sendo disputada entre TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico.
Nesta manhã, o mercado já especulava sobre uma possível fusão entre as duas empresas, que teria cerca de 15% do mercado brasileiro.
A Azul terminou o mês de abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94%, enquanto a Trip registrou fatia de 4,29% no mesmo período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil.
Os sócios da Azul --que incluem o empresário David Neelemann, fundador da empresa, e os fundos de investimento Gávea e TPG-- terão dois terços da nova companhia, segundo o presidente do Conselho da Trip.
A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou, em março do ano passado, uma carta de intenções para comprar 31% de participação na Trip --acordo que não se concretizou.
A Trip, fundada em 1998, tem entre seus acionistas a companhia aérea norte-americana SkyWest (com 20% da aérea brasileira), e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca.
Fonte: UOL