x

Mais de 20% das empresas europeias cogitam trocar a China por outros emergentes

Mais de uma empresa em cada cinco (22%) europeias implantada na China contempla reorientar os investimentos no país para outros mercados emergentes em consequência do aumento do custo trabalhista e de um marco jurídico incerto, aponta uma pesquisa.

30/05/2012 08:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mais de 20% das empresas europeias cogitam trocar a China por outros emergentes

"A China se converte em um mercado estratégico cada vez mais importante para as empresas europeias, mas uma proporção significativa poderia reorientar os investimentos e abandonar a China, cada vez mais onerosa, para outros países", aponta a pesquisa da Câmara de Comércio Europeia na China que ouviu 557 empresas.

No total, 78% das empresas manifestam otimismo sobre um crescimento das operações na China nos próximos dois anos, mas apenas 36% projetam uma evolução favorável da rentabilidade.

Para crescer na China, 52% das empresas destacam uma expansão para regiões do país nas quais ainda não estão implantadas.

As três principais preocupações das empresas europeias na China são a desaceleração econômica na China, para 65% delas, o aumento do custo trabalhista (63%) e a desaceleração econômica mundial (62%).

Fonte: Uol

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.