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CONSUMO FAMILIAR

Consumo das famílias é influenciado por reajuste do salário mínimo e dos servidores

Aumento foi de 2,33% dos meses de janeiro a maio.

30/06/2023 11:30

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Reajuste do salário mínimo influencia no consumo das famílias

Consumo das famílias é influenciado por reajuste do salário mínimo e dos servidores

O consumo das famílias aumentou 2,33% de janeiro a maio, conforme levantamento divulgado nesta quinta-feira (29) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A alta tem como fator o reajuste do salário mínimo e dos servidores federais e o resgate de valor do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep).

No mês de abril, o crescimento acumulado chegou a 2,14%, superando os registrados em fevereiro e março, de 1,98% e 1,44%, respectivamente.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, ao comentar o consumo das famílias, avaliou que as famílias conseguiram organizar melhor as finanças nos últimos meses. 

Milan também atribuiu os resultados à ampliação da isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) , em vigor desde maio.

O valor da cesta básica, em média, apresentou uma leve queda, de abril para maio, passando de R$ 751,29 para R$ 750,22. 

O valor da cesta básica de 12 produtos, sendo eles açúcar, arroz, café moído, carne, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão, leite longa vida, margarina, massa/macarrão, óleo de soja e queijo) fechou em R$ 322 no mês de maio, 0,14% a menos do que em abril.

No grupo de produtos que tiveram queda de preço, estão:

  • Óleo de soja (7,11%);
  • Carne bovina - corte dianteiro (0,93%);
  • Frango congelado (1,80%);
  • Batata (1,90%). 
  • Já entre os que ficaram mais caros nas prateleiras estão:
  • Tomate (6,65%);
  • Leite longa vida (2,37%);
  • Shampoo (1,28%).

De acordo com a Abras, além da competitividade, que faz girar o mercado, muitas marcas têm surgido nas gôndolas. 

Esse fenômeno, de acordo com o vice-presidente da Abras, também tem relação com a multiplicação de marcas exclusivas dos mercados, que acabam sendo, muitas vezes, uma opção mais em conta para os clientes. 

"No ano passado, com renda reduzida, o consumidor passou a substituir marcas", observou Milan.

Quanto à situação que se tem pela frente, a perspectiva da Abras é positiva. Uma vez que são levados em consideração outros incrementos de renda, como os oriundos de programas de transferência de renda e o pagamento do Benefício Variável Familiar e do Auxílio Gás.

Com informações da Agência Brasil

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