x

BRL

BRL: saiba o que significa a sigla para o real

BRL é muito visto em aplicativos e sites de compras internacionais.

06/07/2023 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que significa a sigla BRL?

BRL: saiba o que significa a sigla para o real Marcos Santos / USP Imagens

Em plataformas de compra pela internet, é comum que os consumidores vejam o termo BRL ao realizar compras internacionais.

Apesar do código BRL simbolizar o real, quando o preço de um produto é colocado nessa sigla não significa que ele está sendo vendido diretamente em moeda nacional.

O valor que não aparece ali na tela para o consumidor trata-se de uma estimativa de quanto aquele produto pode valer depois da conversão para o real. 

O que é BRL?

O BRL trata-se de uma sigla ou código monetário que faz referência ao real brasileiro, apesar de que ele seja o símbolo oficial da moeda brasileira, já que essa função é feita pelo R$.

No cenário de comércio, por exemplo, enquanto o R$ é utilizado para demonstrar o valor do item que já está precificado em reais, o BRL representa uma projeção do preço após ser convertido para o real.

Assim, a função da sigla é exibir em reais, bem como servir para converter os valores por meio da taxa de câmbio.

Por que o BRL é diferente do real?

A principal diferença entre os dois é que enquanto o primeiro termo é um código usado para conversão de outras moedas para o real, o segundo refere-se ao nome da moeda oficial do Brasil.

Dito isso, apesar de representarem a mesma coisa, na prática, eles são utilizados de formas diferentes.

Códigos monetários das moedas antes do real

O real começou a circular em 1º de julho de 1994, com o objetivo de controlar a crise inflacionária do Brasil vivida até aquele período. 

Por esse motivo, a nova moeda brasileira foi instituída durante o governo do presidente Itamar Franco.

Porém, antes mesmo da criação do real, outros códigos monetários eram usados para representar as diferentes moedas que existiram no país.

Por exemplo, entre os anos de 1970 e 1986 a moeda corrente era o Cruzeiro, que tinha o código BRB. 

A volta de uma moeda com esse mesmo nome ocorreu nos anos de 1990, durante até 1993, no entanto com o código BRE. Enquanto isso, o Cruzeira Real, utilizado entre 1993 e 1994, usou a sigla BRR.

Por sua vez, o Cruzado era representado pelo código BRC, entre os anos de 1986 e 1989. Nos dois anos seguintes, a moeda oficial brasileira era o Cruzado Novo, com o código BRN.

Onde a sigla BRL é utilizada?

Frequentemente, a sigla BRL é usada em duas situações principais: 

  • Compras internacionais;
  • Identificação do real no sistema de câmbio. 

A primeira situação é mais comum de ser observada em plataformas de produtos de fabricação estrangeira ou importados, em que os preços dos produtos em moeda estrangeira são convertidos em BRL.

Vale ressaltar que nesses casos o preço de produtos em BRL pode variar em razão do câmbio flutuante, fazendo com que as movimentações do dólar frente ao real e o tipo de cotação utilizada pela plataforma possa influenciar no valor final.

No segundo caso de uso, analisar as cotações de outras moedas em relação ao real pode ser mais simples usando os códigos estabelecidos no ISO 4217. 

Logo, a sigla BRL pode ser útil quando for preciso realizar trocas de moedas.

Com informações do Exame Invest

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.