De acordo com um novo levantamento da Dattos, startup de automação dos processos de conciliação contábil, os tipos de conciliação em que mais ocorrem inconsistências no setor de contabilidade são as de contas a receber, contas de resultados e conciliação de saldos.
Ao todo, foram identificadas de forma automática 756 mil linhas divergentes. Os números foram retirados da plataforma da empresa e são referentes a 2022.
Segundo o diretor de produto e cofundador da Dattos, Luiz Ricardo Cascaldi, a automação de processos financeiros e contábeis pode ajudar a mitigar essa situação, além de trazer benefícios à rotina das equipes, permitindo uma maior compreensão dos desafios e oportunidades do setor.
“As ferramentas de automação estão se consolidando como grandes aliadas de profissionais da área, pois, atualmente, é inviável que grandes empresas realizem conciliações de forma manual. Do ponto de vista dos dados, ter acesso a informações que apontem qual etapa está sendo mais problemática ajuda as lideranças a pensarem em soluções mais certeiras, sem cair em achismos”, pontua o diretor.
Um dos aspectos reforçados por Cascaldi sobre as divergências identificadas pela plataforma é que encontrar inconsistências não é o problema em si.
“A identificação de uma inconsistência financeira não é sinônimo de algo negativo. Essa divergência pode acontecer por diversos motivos, como o controle manual das despesas, por exemplo. Basta olharmos para os números extraídos da nossa plataforma. Mapear rapidamente o volume do que é encontrado em divergência e poder corrigir ou realizar a justificativa dos valores a tempo faz toda a diferença. Por isso, reforçamos a automação como uma aliada na tomada rápida de decisões por parte dos times”, pontua.
Para o especialista, um dos principais diferenciais entre atividades manuais e automatizadas é o ganho de agilidade. “É preciso que exista tempo hábil para identificar o problema, realizar as justificativas necessárias e evitar problemas nos relatórios e na prestação de contas”, finaliza Cascaldi.
Com informações Dattos e agência Diaetto