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INSS: saiba quais os canais oficias de atendimento para segurança do cidadão

Conheça os canais oficiais do INSS para obter serviços e informações de forma segura e evite possíveis fraudes e golpes.

13/07/2023 16:00

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Quais os canais oficiais de atendimento do INSS

INSS: saiba quais os canais oficias de atendimento para segurança do cidadão

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma ampla rede de atendimento aos cidadãos, composta por diversos canais para facilitar o acesso aos serviços e informações. No entanto, é importante ressaltar que o INSS nunca solicita dados por e-mail e não realiza atendimentos através dos e-mails institucionais, que são exclusivos para assuntos internos da instituição.

O contato do INSS com os segurados ocorre apenas em situações específicas, como remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS) e para cumprimento de exigências, e nesses casos, os servidores fornecem informações e não solicitam dados ao segurado.

Para obter informações sobre serviços e benefícios do INSS, é importante utilizar os canais oficiais de atendimento. Confira as opções disponíveis:

  • Meu INSS: através da Central de Serviços, acessível pelo site meu.inss.gov.br e pelo aplicativo para celular, o cidadão tem acesso a quase 100 serviços digitais do INSS. Além disso, é possível realizar consultas, emitir extratos, agendar atendimentos e solicitar serviços;
  • Portal do INSS: o portal do INSS, disponível no endereço www.inss.gov.br, oferece uma variedade de serviços online que dispensam o atendimento presencial. Nele, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir extratos de pagamento e realizar diversas outras consultas. O portal também disponibiliza informações, notícias e comunicados importantes de interesse da população;
  • Telefone 135: a Central de Atendimento 135 foi criada para ampliar o acesso aos serviços do INSS por telefone. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília);
  • Ouvidoria: para elogios, sugestões, solicitações diversas, denúncias e reclamações, o cidadão pode entrar em contato através do telefone 135 ou acessar o Fala.BR 

É fundamental que os segurados do INSS utilizem os canais oficiais de atendimento para garantir a segurança de suas informações pessoais e evitar possíveis fraudes. 

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