x

FINANÇAS

Educação financeira: como escolher o melhor produto de crédito

Especialista explica as diferentes opções disponíveis no mercado.

25/07/2023 19:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Educação financeira: como escolher o melhor produto de crédito

Educação financeira: como escolher o melhor produto de crédito Foto: Skylar Kang/Pexels

As contas não param de chegar e impactam o bolso dos brasileiros. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em junho deste ano, 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas, o maior índice desde 2010.

Diante desse cenário, muitas pessoas recorrem a outras opções de crédito para suprir suas necessidades financeiras. No entanto, escolher o melhor produto pode ser um desafio.

Segundo Luiz Fernando da Silva, especialista em crédito do Ailos - sistema de cooperativas de crédito com mais de 1,5 milhão de cooperados - escolher o produto de crédito adequado é essencial para evitar problemas futuros e garantir que as questões financeiras atuais sejam resolvidas.

“No mercado, existem diversas opções de crédito que podem apoiar o equilíbrio de suas finanças, alavancar sonhos ou ajudar na quitação das dívidas. Mas, é necessário estudar cada modalidade e entender qual é a melhor para sua necessidade”, diz o especialista.

Pensando nisso, Luiz Fernando esclarece as principais dúvidas sobre as linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras. Confira:

O que é crédito consignado?

O empréstimo consignado é uma opção disponibilizada para empregados de empresas conveniadas a uma instituição financeira. Nessa modalidade, é possível contratar um empréstimo e pagar as parcelas mensalmente com desconto em sua folha de pagamento. Entre as vantagens do produto estão: melhores taxas de juros, maior facilidade e agilidade na aprovação e maiores prazos para pagamento. Independentemente da modalidade de crédito utilizada, o uso consciente destes recursos é essencial.

Quando usar o cheque especial?

O cheque especial pode ser utilizado para imprevistos temporários e em situações de curto prazo. Porém, ao perceber que não conseguirá cobrir o limite utilizado em poucos dias, recomenda-se buscar linhas de empréstimo parceladas, que possuem melhores taxas e facilitam o planejamento financeiro.

Vale a pena financiar ou pagar à vista?

O ideal é comprar à vista sempre que possível. Porém, nem sempre dispomos de recursos suficientes ou podemos esperar o tempo necessário para acumular o valor necessário para a compra. Nestes casos, o financiamento pode ser a melhor opção. Por exemplo, o financiamento de imóveis ou automóveis permite a compra  e enquanto se realiza os pagamentos, já é possível usufruir do bem.

Como usar o cartão de crédito com segurança?

Quando bem utilizado, o cartão de crédito é uma excelente alternativa para apoiar a gestão financeira. O fato de concentrar as compras em uma determinada data, por exemplo, facilita o controle do saldo da conta e agrupa os gastos em uma fatura, permitindo a conferência e o acompanhamento dos gastos.

Outras vantagens incluem a possibilidade de parcelar compras sem juros em algumas lojas (facilitando o pagamento e gerando economia), a capacidade de fazer compras pela internet e os programas de recompensa oferecidos por algumas modalidades de cartão, como: pontos em programas de benefícios e descontos.

Em relação aos custos, deve-se tomar cuidado. O pagamento parcial ou atrasado da fatura (utilizando o rotativo) gera juros bastante elevados. Por isso, sempre que houver dificuldade no pagamento total da fatura, recomenda-se a utilização de linhas de empréstimo com juros menores.

Luiz Fernando destaca que um bom planejamento é o principal aliado para uma vida financeira saudável. “Ao organizar suas finanças e criar um plano de ação, é possível controlar os gastos, economizar e tomar decisões financeiras mais conscientes”, finaliza.

Fonte: Ailos

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.