x

GESTÃO

Gestão Jurídica é fundamental para tomada de decisões e a sustentabilidade dos negócios, aponta especialista

Especialista aponta que as empresas e escritórios de advocacia, independente do porte, devem implementar ferramentas de gestão jurídica.

14/08/2023 18:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gestão Jurídica é fundamental para tomada de decisões dos negócios

Gestão Jurídica é fundamental para tomada de decisões e a sustentabilidade dos negócios, aponta especialista Foto: Kampus Production/Pexels

Na rotina de muitas empresas, a gestão jurídica ganha destaque como um dos alicerces essenciais para a sustentabilidade dos negócios. Com a economia globalizada, as inovações tecnológicas e as constantes atualizações na legislação, as empresas se deparam com desafios legais diários que impactam rotinas operacionais, administrativas e financeiras.

“A gestão jurídica não é apenas para evitar litígios, mas também para garantir a aderência às normas e regulamentos que podem afetar diretamente a reputação e o funcionamento das empresas”, explica o presidente da Comissão de Gestão Jurídica e Estratégica da OAB-CE e sócio fundador do escritório Abimael Carvalho, Alexandre Aguiar Maia.

O especialista explica que as empresas e escritórios de advocacia, independente do porte, devem implementar ferramentas de gestão jurídica que permitam a tomada de decisões de seus clientes, englobando as vertentes financeira, operacional, prevenção de riscos, gestão de pessoas, contratos, processos, procedimentos e outras, por meio do estabelecimento de políticas internas que assegurem o “compliance” e garantam a sustentabilidade dos negócios.

“A gestão jurídica é uma nova área do Direito, um conjunto de ferramentas jurídicas onde a advocacia busca soluções em diferentes áreas do conhecimento, para a tomada de decisões estratégicas para os clientes. Os gestores de escritórios precisam criar e adotar práticas inovadoras de gestão jurídica para poder atuar neste mercado desafiador, como um diferencial competitivo, neste mercado jurídico que está em constante transformação e evolução. O mesmo vale para os gestores de departamentos jurídicos, onde os executivos e empresários buscam por inovação constante.

Fonte: Alexandre Aguiar Maia, presidente da Comissão de Gestão Jurídica e Estratégica da OAB-CE e sócio fundador do escritório Abimael Carvalho.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.