x

BOLSA FAMÍLIA

Bolsa família: saiba como se cadastrar no programa do governo federal

Para se cadastrar no programa é necessário estar inscrito no CadÚnico.

20/08/2023 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como se cadastrar no Bolsa Família

Bolsa família: saiba como se cadastrar no programa do governo federal Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Bolsa Família trata-se do maior programa de transferência de renda do Brasil.

Criado pelo governo federal em 2004, seu objetivo era transferir uma renda direta para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Em dezembro de 2021, o programa foi oficialmente extinto, com a promulgação pelo presidente Jair Bolsonaro, que instituiu os programas Auxilio Brasil (seu substituto direto) e o Alimenta Brasil.

Em outubro de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil e declarou que em seu governo o programa voltaria a se chamar Bolsa Família e desde janeiro, no início do seu mandato, o programa já voltou ao seu nome original.

Vale destacar que, além do programa Bolsa Família garantir renda às famílias em situação de pobreza, ele também busca integrar políticas públicas, segundo o governo federal, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.

Como participar do Bolsa Família?

Para participar do Bolsa Família é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com os dados corretos e atualizados.

A família interessada em receber o benefício deve fazer um pré-cadastro na plataforma, através do site ou aplicativo CadÚnico. Assim, o usuário deve:

  • Acessar o site ou aplicativo; 
  • Clicar em “pré-cadastro”;
  • Inserir os dados familiares solicitados;
  • Concluir a pré-inscrição no programa.

Vale destacar que o pré-cadastro ajuda apenas a agilizar o cadastro da família, porém a etapa presencial é obrigatória.

Depois que o pré-cadastro for feito, o Responsável Familiar (RF) tem até 8 meses para comparecer a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima para finalizar o registro.

Quando o RF for até o CRAS, este deve estar portando, pelo menos, um documento de identificação de cada componente da família que mora na mesma casa, para finalizar o registro.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.