x

pix

PIX: como vai funcionar o acesso aos dados pelas autoridades?

A partir de setembro, órgãos de segurança poderão consultar diretamente dados de usuários do Pix em investigações.

25/08/2023 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pix: todos os dados estarão expostos para a polícia? Entenda

PIX: como vai funcionar o acesso aos dados pelas autoridades?

A partir do dia 1º do próximo mês, uma nova resolução do Banco Central (BC) permitirá que autoridades com atribuições legais de investigação criminal e controle de irregularidades tenham acesso direto a dados cadastrais vinculados às chaves Pix dos brasileiros. A medida visa tornar mais eficaz e seguro o compartilhamento de informações entre o BC e essas autoridades.

Dados como nome, CPF/CNPJ, número da agência e da conta, entre outros, estarão disponíveis para consulta. No entanto, informações sobre transações, protegidas pelo sigilo bancário, não serão incluídas.

A Resolução BCB n° 338, de 23 de agosto de 2023, estabelece os procedimentos para o acesso dos entes públicos aos dados. Os órgãos interessados deverão passar por um processo de adesão, que inclui a apresentação de documentação justificando a necessidade do acesso para o cumprimento de suas atribuições legais.

Atualmente, o fornecimento desses dados é feito de forma manual e individualizada pelos servidores do BC. Com a automatização, espera-se agilizar o processo, sem comprometer a privacidade dos usuários, conforme assegurou Breno Lobo, consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

A nova funcionalidade complementa o já existente compartilhamento de informações do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS). "A agilidade na troca de informações é crucial para combater fraudes e crimes relacionados aos meios de pagamento eletrônicos", destacou Denis Carvalho, chefe adjunto do Departamento de Atendimento Institucional (Deati).

Com informações Convergência Digital

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.