x

PREVIDÊNCIA

Governo sanciona lei que permite uso da previdência privada como garantia para empréstimos

Lei que permite o uso da modalidade para facilitar o acesso aos empréstimos no país foi sancionada por Geraldo Alckmin.

25/08/2023 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Previdência privada poderá ser usada como garantia para empréstimos

Governo sanciona lei que permite uso da previdência privada como garantia para empréstimos

Com o presidente Lula em viagem ao exterior, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, foi o responsável por sancionar a lei que permite o uso de valores dos planos de previdência privada como garantia para obtenção de empréstimos bancários.

A nova lei já vigente permite que aqueles com plano de previdência complementar aberta estão autorizados legalmente a usar o direito de resgate dos recursos como garantia em operações de crédito.

O texto também garante o benefício a contratantes de seguros de vida em regime de capitalização, cotistas do Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi) e donos de títulos de capitalização.

Vale ressaltar que o uso da previdência como garantia será objeto de instrumento contratual específico, firmado pelo tomador do crédito, a entidade de previdência complementar e pela sociedade seguradora.

O texto, que já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (24) e foi aprovado pelo Congresso no mês passado, tem como objetivo a redução de juros e ampliação de crédito ou de prazo nos empréstimos bancários para os brasileiros.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.