x

CONTÁBIL

Brasil tem mais de 6 milhões de empresas com dívidas, saiba como a assessoria contábil pode evitar que sua empresa quebre

A inadimplência empresarial segue em alta no país e cerca de 6,5 milhões de negócios estão com as contas atrasadas.

29/08/2023 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como a assessoria contábil pode evitar que uma empresa vá à falência

Brasil tem mais de 6 milhões de empresas com dívidas, saiba como a assessoria contábil pode evitar que sua empresa quebre

A inadimplência é um problema recorrente dentro do setor empresarial brasileiro. Nos mais diferentes segmentos, este é um grande empecilho para a saúde financeira de um negócio, e afeta seu crescimento e mesmo a sua continuidade. 

Segundo levantamento recente do Serasa Experian, no início do segundo semestre deste ano, cerca de 6,5 milhões de empresas estavam com as contas atrasadas, com dívidas que somavam algo em torno de R$117,5 bilhões. Além disso, 3,8 mil empresas brasileiras entraram em recuperação judicial no 1º semestre de 2023.

Quando a situação sai do controle e se torna uma ameaça, buscar apoio de uma assessoria contábil qualificada pode ser a decisão mais acertada. Tanto na indústria quanto no setor de serviços, a Contabilidade é uma forte aliada no momento de detectar a elevação da inadimplência nos negócios e suas causas, independentemente do porte da organização que passa pela situação de instabilidade econômica. 

A incapacidade de liquidar compromissos financeiros exige que se busque apoio de um profissional capaz de orientar na captação de recursos subsidiados, obtenção de menores taxas de juros, controle e acompanhamento rígido de prazos e vencimentos, de modo a reorganizar recebimentos e propor alternativas de negociação e quitação de dívidas. Procurar ajuda profissional evita prejuízos maiores e grandes desgastes provocados por longos processos judiciais. 

“Considerando o fluxo de caixa, a assessoria contábil é capaz de fazer a detecção de elevação da inadimplência de uma empresa. Desta forma, consegue-se traçar um plano de reorganização,  com orientação na captação de recursos a taxas que sejam exequíveis e tragam soluções aos problemas que se apresentam naquele momento. Isso pode evitar um colapso na empresa”, explica a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas.

Outra função da consultoria contábil é orientar a empresa quanto à possibilidade de formação de uma reserva financeira emergencial, sobre a necessidade de adoção de práticas preventivas relacionadas às situações que levam à inadimplência e ao maior controle dos processos de gestão dos negócios. 

Tem algum cliente que ainda não enxerga este valor no seu serviço contábil? Compartilhe este conteúdo!

Com informações CFC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.