Um estudo divulgado em agosto pelo LinkedIn, baseado em dados de mais de 1,5 mil profissionais, revela que 85% dos trabalhadores brasileiros se mostram otimistas em relação à utilização da Inteligência Artificial (IA) em suas rotinas.
Esse avanço se deve principalmente pela expectativa dos trabalhadores obterem resultados melhores e impulsionarem o desenvolvimento de suas carreiras.
Enquanto 48% dos entrevistados já começaram a experimentar ferramentas em suas rotinas diárias, 25% ainda se sentem sobrecarregados e 33% têm receios de não conseguir acompanhar o ritmo das novas tecnologias no ambiente de trabalho.
A pesquisa também constatou que 62% dos profissionais desejam adquirir mais conhecimento sobre IA para aplicá-la em suas ocupações.
No entanto, 38% ainda não receberam treinamento em IA por parte de seus empregadores, e mais da metade (56%) demonstra preocupação em relação à necessidade de adquirir maior conhecimento nesse campo.
Habilidades aliadas da IA
Quanto às habilidades valorizadas no contexto da IA, os profissionais acreditam que competências como resolução de problemas (77%), pensamento estratégico (77%), comunicação (76%), liderança (70%) e gestão de equipes (69%) se tornarão ainda mais cruciais à medida que a IA ganha relevância.
A head de comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria, Karuna Daswani Lopes, observa que houve um aumento significativo de usuários da plataforma que incluem habilidades relacionadas à IA em seus perfis, destacando também a importância das habilidades interpessoais no futuro, à medida que continuamos a avançar com essa nova tecnologia.