x

CONTÁBIL

O que acontece com quem não for aprovado no exame de suficiência do CFC? Confira

Primeiro exame de 2023 teve alto índice de reprovação, por isso futuros profissionais devem se atentar o que fazer caso não sejam aprovados.

20/09/2023 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Não passou no exame de suficiência do CFC? Saiba o que acontece

O que acontece com quem não for aprovado no exame de suficiência do CFC? Confira

Neste domingo (24) acontece a segunda edição do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), última oportunidade no ano para aqueles que buscam a aprovação, que é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme regulamentação dada pela Resolução CFC n.º 1.486/2015.

Apesar da prova ser uma tradição antiga no meio contábil, a aprovação ainda alcança índices baixos e é comum que o cidadão tenha que tentar novamente o certame. Uma prova disso é que a primeira edição da prova deste ano (2023.1) teve 48.994 inscritos, desses, 21,34% não compareceram no dia da prova. Dos candidatos restantes, 83,92% foram reprovados, ou seja, não atingiram a nota mínima.

Para ser aprovado, o inscrito deve acertar, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, alcançar 25 pontos.

Quem perdeu a inscrição, só poderá tentar a prova em 2024, mas quem conseguiu, deve se preparar para o exame, aqui listamos 15 temas que devem cair na prova de domingo.

Mas se ainda assim o futuro profissional prestou a prova e não foi bem sucedido, o que acontece com ele agora?

Quando alguém não é aprovado no exame de suficiência do CFC, algumas consequências podem ocorrer. 

A primeira delas – e a mais importante – é que não ser aprovado significa que a pessoa não poderá exercer a profissão de contador legalmente e de forma regular, porque não poderá fazer o cadastro no CRC para obtenção do registro profissional.

Também há a perda do valor investido na prova, já que o pagamento feito não é estornado para aqueles que prestaram o exame mas não foram aprovados.

Além disso, não passar no exame pode gerar uma frustração pessoal e profissional, mas falhar no teste não deve ser um divisor de águas na carreira do futuro profissional já que a prova, assim como outras que a pessoa já prestou ao longo da vida, tem um nível muito alto e requer muita preparação. Ainda, o estudante pode dar “azar” de caírem conteúdos que têm menos aptidão.

De qualquer forma, mesmo com a recusa, o interessado não deve desistir e nem duvidar da sua capacidade e agora é hora de repensar suas estratégias, modalidade de estudo e reler os editais para se preparar. Acompanhe o Portal Contábeis, postaremos as novas notícias sobre o Exame de Suficiência aqui.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.