x

PROFISSÃO

Período sabático: confira 5 dicas para quem quer dar uma pausa na carreira profissional

Veja conselhos para quem deseja dar um tempo no trabalho.

29/09/2023 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 dicas para quem quer tirar um período sabático

Período sabático: confira 5 dicas para quem quer dar uma pausa na carreira profissional

O período sabático nada mais é do que um momento da vida relativo ao descanso, em que a pessoa acaba se distanciando do ritmo e das obrigações do cotidiano para viver outras experiências.

Esse tempo de pausa serve para conseguir uma nova perspectiva de trabalho, construir projetos ou até mesmo pensar em novos horizontes pessoais. Assim, trata-se de um momento de reflexão sobre o estado atual em que a pessoa se encontra, seja no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal.

O tempo de duração de um período sabático varia de uma entidade para outra, no entanto, de maneira geral, dura mais que períodos regulares de férias anuais dos trabalhadores, indo de dois a 12 meses, a depender das políticas da empresa.

Entretanto, é importante deixar claro que o período sabático não pode ser acumulado com licenças médicas, férias e regalias extras dadas pelo empregador.

Em entrevista à EXAME, a jornalista Iara Vilela junto com seu marido Eberson Terra, compartilharam cinco dicas para quem tem dúvidas sobre o período sabático, mas ao mesmo tempo tem vontade de viver esse período de pausa. Dentre as dicas estão:

  1. Conhecer o propósito para a pausa;
  2. Planejar os cursos e definir seus luxos;
  3. Determinar o tempo da pausa e os destinos;
  4. Identificar os riscos de uma pausa em sua carreira;
  5. Se preparar para a volta.

De acordo com Terra, “esse período precisa ser usado para uma reflexão, em que você tenta entender o mundo e como você quer enfrentá-lo após esse período.”

Para a jornalista, apesar da mesma querer e buscar por essa mudança, se assustou quando retornou à realidade. 

“Ao voltar para o Brasil, alugamos uma nova casa e fomos buscar as malas e todos os pertences que estocamos para viajar. Ao abrir as minhas malas, as roupas não faziam mais sentido para mim. Doei 80% do que eu tinha, não porque virei minimalista, mas sim porque elas não me comunicavam mais.”

Dessa forma, o casal frisa a importância do planejamento financeiro para a volta, uma vez que o profissional terá um tempo para se recolocar no mercado de trabalho, por isso a necessidade de continuar fazendo networking.

Com informações da EXAME

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.