x

PRAZO FINAL

Receita Federal já recebeu mais de cinco milhões de declaração do ITR 2023; prazo para envio acaba nesta sexta-feira (29)

Saiba quem está obrigado, as multas e como fazer o envio da ITR 2023.

28/09/2023 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
DITR 2023: prazo para entrega acaba amanhã (29)

Receita Federal já recebeu mais de cinco milhões de declaração do ITR 2023; prazo para envio acaba nesta sexta-feira (29)

O prazo para entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) 2023, referente ao ano-calendário 2022, acaba nesta sexta-feira (29) e até esta quarta-feira (27), a Receita Federal divulgou que recebeu 5.216.663 de preenchimentos.

Os contribuintes obrigados por lei a entregarem a declaração têm até amanhã às 23h59 para fazer o envio, do contrário, terão cobrança da Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED), no valor mínimo de R$ 50 ou 1% ao mês-calendário calculado sobre o total do imposto devido.

Neste ano, a Receita espera receber cerca de 5,9 milhões de declarações. Devem preencher a declaração do ITR pessoas e empresas que são proprietárias rurais, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural.

Para fazer o envio, o contribuinte deve baixar o programa no site do gov.br, preencher as informações solicitadas e enviar as informações que devem ser declaradas à Receita Federal. Depois, é necessário acompanhar o processamento da declaração para verificar a situação da entrega. 

Se a situação da declaração indicar que está retida em malha, consulte as inconsistências e, se for o caso, retifique (corrija) as informações enviando uma nova declaração (retificadora). 

Para usar o programa, a Máquina Virtual Java (JVM) versão 1.8 ou posterior deve estar instalada no seu computador.

Fonte:

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.