x

CONTÁBIL

Contadores com pendências financeiras não poderão votar nas Eleições CRCs 2023; veja prazo para regularização

Veja como conferir se o profissional possui pendências e como fazer a regularização.

06/10/2023 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Eleições CRCs 2023: regularize seus débitos para votação obrigatória

Contadores com pendências financeiras não poderão votar nas Eleições CRCs 2023; veja prazo para regularização

As eleições para a renovação de 1/3 dos integrantes dos plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) já têm data marcada: 13 de novembro. Para garantir a participação, que é obrigatória, contadores e técnicos com registro ativo devem checar junto aos CRCs se não possuem pendências financeiras. A regularização deve ser feita até o dia 3 de novembro.

O prazo atende à Resolução CFC nº 1.688/2023, que disciplina as eleições diretas dos CRCs e determina que a regularização seja feita até, no máximo, dez dias antes da data da votação. Ou seja, até no máximo dia 3 de novembro.

Para isso, os profissionais devem entrar em contato com o setor de cobrança do Regional de sua jurisdição por meio de telefone, e-mail ou outros canais disponíveis.

Além de estar em dia com os débitos, é necessário que os dados cadastrais junto aos CRCs também estejam atualizados, especialmente, para recebimento da carta-senha que dá acesso à plataforma de votação e de outros comunicados que serão enviados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O processo eleitoral ocorrerá de forma totalmente virtual por meio do site www.eleicaocrc.org.br. O voto é on-line, pessoal, secreto e obrigatório. A ausência do profissional apto a votar na eleição gera multa. Assim, por mais que o contador ou técnico não esteja atuando, se tiver o registro ativo e estiver em dia com as obrigações no seu Regional, é necessário participar da votação.

Com informações CFC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.