x

empreendedorismo

Dia Nacional da MPE é marcado por novas parcerias a favor do empreendedorismo

O objetivo das parcerias é promover inclusão social por meio do empreendedorismo.

06/10/2023 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MPEs: confira as novas parcerias a favor do empreendedorismo

Dia Nacional da MPE é marcado por novas parcerias a favor do empreendedorismo

No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), que foi celebrado nesta quinta-feira (5), o Sebrae e o governo federal anunciaram parcerias estratégicas para fortalecer os pequenos negócios.

As parcerias foram firmadas com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com o objetivo de promover a inclusão social por meio do empreendedorismo.

De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o atual cenário econômico é positivo, com um Produto Interno Bruto (PIB) acima de 3%, um recorde na balança comercial e a criação de 1,4 milhão de empregos no país, sendo que 73% destas vagas são atribuídas aos pequenos negócios. 

“Com foco na sustentabilidade, inovação e inclusão, o Sebrae se compromete a contribuir para a redução da desigualdade e para atingir um público ainda maior de empreendedores, enfrentando os desafios do país”, afirmou.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estabeleceu uma parceria com o Sebrae com o propósito de promover a inclusão socioeconômica por meio da formação, capacitação e desenvolvimento de potenciais empreendedores, bem como empreendedores formalizados, visando à independência das pessoas inscritas no Cadastro Único  (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.

De acordo com o ministro da pasta, Wellington Dias, serão investidos inicialmente R$ 15,2 milhões para alcançar a meta de atender 1 milhão de empreendedores selecionados do público do CadÚnico do Bolsa Família. 

“O objetivo é proporcionar a esse grupo a oportunidade de aumentar sua renda de forma sustentável, reduzindo a dependência dos programas sociais e promovendo a redução da pobreza por meio da geração de emprego, uma vez que os pequenos negócios desempenham um papel significativo nesse aspecto”, explicou.

Com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi firmado um acordo para melhorar a gestão pública, aproximando-a do empreendedorismo brasileiro e facilitando processos de inovação pública, compras governamentais e transformação digital das instituições.

“A parceria com o Sebrae é fundamental para que as práticas de gestão pública contribuam para o desenvolvimento econômico e social, valorizando principalmente os pequenos negócios na participação em compras públicas”, ressaltou a monista Esther Dweck. 

Ela enfatiza a importância de o Estado direcionar seu poder de compra não apenas para grandes empresas, mas também para os pequenos negócios, que devem ser incentivados a utilizar a nova lei de licitações.

Além disso, durante o evento, os Correios lançaram um selo comemorativo em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O selo, que apresenta as cores do Sebrae e a logo da campanha "Compre do Pequeno", retrata uma cafeteria de um microempreendedor, um modelo de negócio já bem estabelecido na mente dos brasileiros.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.