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Aprenda a usar a verba de marketing de sua empresa

Executivos de diversas franqueadoras buscavam aperfeiçoar seus conhecimentos de marketing para redes, trocar experiências e entender melhor conceitos como o fundo de propaganda, considerado por alguns como assunto polêmico e difícil.

12/06/2012 16:45

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Aprenda a usar a verba de marketing de sua empresa

Semana passada, ministrei o curso “Marketing para Franquias” pela Cherto Consultoria. Na sala, executivos de diversas franqueadoras buscavam aperfeiçoar seus conhecimentos de marketing para redes, trocar experiências e entender melhor conceitos como o fundo de propaganda, considerado por alguns como assunto polêmico e difícil.

Esse fundo, formado por uma contribuição mensal de todas as unidades da rede, tem a finalidade de custear ações de propaganda nacionais e regionais. É um importante recurso para a franqueadora potencializar suas ações, atingindo veículos que as lojas, sozinhas, não teriam aporte para utilizar. 

À franqueadora cabe administrar esse fundo e investi-lo de maneira a fortalecer a sua marca e beneficiar toda a rede. 

Grande parte das redes de franquias bem-sucedidas já desenvolveram o seu fundo de propaganda e buscam melhorar sua gestão a cada dia. Essa prática, porém, também tem muito a ensinar a empreendedores cujos negócios não são franquias.

Provisione sua verba de propaganda

Inspirado nas redes de franquias, você também pode provisionar a verba de marketing do seu negócio separando para esse fim, desde o início, uma parte do faturamento. Dessa maneira, sua verba de marketing será ampliada proporcionalmente ao crescimento do seu negócio.

Ao abrir mais unidades, essa verba se multiplicará e assim por diante. Com disciplina e boas ações, esse reinvestimento gradativo em marketing facilitará o seu planejamento e lhe permitirá alcançar resultados cada vez melhores.

Planeje no macro. Aja no micro

Antes de lançar uma campanha, uma franqueadora procura se certificar de que ela funcionará em todas as suas unidades, independentemente da região e das características dos mercados locais em que elas se encontram.

Embora o planejamento seja feito pensando nas premissas e objetivos da marca e da rede como um todo, o sucesso de uma campanha é construído, dia após dia, pela sua execução em cada unidade. 

Publicidade em mídia de massa não é, por si, garantia de sucesso para o seu negócio. Faça como as franqueadoras que, apesar de investirem em campanhas e ações de abrangência nacional, reservam uma parte da verba do fundo de propaganda para apoiar ações locais.

Faça com que sua equipe “compre” a ideia

As franqueadoras de sucesso sabem que, para que uma campanha alcance o máximo de sua eficiência, é preciso que seus franqueados “comprem” a ideia e se convençam de que a campanha funcionará e trará bons resultados. Por isso, investem tempo e recursos para “vender” suas campanhas à rede e capacitá-la para a execução. 

Da mesma forma, o sucesso das ações de marketing do seu negócio depende de sua equipe. Garanta que todos os colaboradores envolvidos na execução compreendam as ações e estejam preparados para lidar com as situações que possam ocorrer no caminho.

E você, como lida com a sua verba de marketing?

Fonte: Uol

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