x

Reforma tributária

Reforma tributária: sugestões da classe contábil são incorporadas no relatório

Relatório inclui criação de regime tributário diferenciado e revisão de multas.

25/10/2023 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reforma tributária: novo texto inclui apelo de contadores

Reforma tributária: sugestões da classe contábil são incorporadas no relatório

O relator da Reforma Tributária no Senado Federal, Eduardo Braga, apresentou o novo texto do projeto aos senadores nesta terça-feira (25).

Entre os pontos que foram incluídos na proposta estão solicitações feitas pela classe contábil, como a criação de um regime tributário diferenciado para prestadores de serviços e a revisão das multas impostos às empresas, visando à justiça fiscal.

A expectativa é que o relatório seja entregue à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (25) e seja votado pelo plenário até o final de novembro.

Reforma tributária

A finalidade da reforma tributária está na simplificação do sistema de tributação do Brasil, na diminuição da carga fiscal que incide sobre as empresas e na promoção do crescimento econômico. 

A proposta tem como objetivo unificar diversos impostos em um único tributo que recai sobre a circulação de bens e serviços, eliminando a complexidade e as distorções presentes no sistema atual.

A aprovação da reforma representa um passo significativo no processo de modernização do sistema tributário nacional. Contudo, é fundamental enfatizar que as alterações propostas ainda estão sujeitas a debates e possíveis modificações no Senado antes de entrarem em vigor.

A expectativa é que as modificações sugeridas possam oferecer maior segurança jurídica, simplificação e redução da carga tributária para as empresas, ao mesmo tempo em que incentivam investimentos e fomentam o crescimento econômico do país.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.