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Black Friday: 5 dicas para otimizar a logística com tecnologia

A combinação entre IA, IoT e Big Data pode ser o trunfo para reduzir custos e atender bem às demandas de entregas na temporada de descontos.

31/10/2023 18:30

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Black Friday: dicas para otimizar a logística com tecnologia

Black Friday: 5 dicas para otimizar a logística com tecnologia Foto: Anastasia Shuraeva/Pexels

Black Friday é o dia mais importante do comércio no Brasil. Em 2022, o faturamento do e-commerce na data foi de R$ 56,8 bilhões, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. O número de pedidos também cresceu, passando de 12,7 milhões para 15,3 milhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Comprar mais barato não é a única exigência do consumidor que compra on-line na temporada de descontos. A expectativa é receber a compra de maneira rápida e sem dificuldades na entrega. De acordo com uma pesquisa do Reclame Aqui, o atraso nas entregas lidera o ranking das reclamações dos clientes, com 19,92% do total. É aí que entra a preparação da gestão das frotas das empresas, que precisam estar atentas para cumprir esse prazo, não perder vendas ou prejudicar sua reputação. 

Tecnologias, como a videotelemetria, podem ser a resposta para conquistar o melhor resultado e a satisfação dos clientes. Plataformas de inteligência que gerenciam os veículos comerciais coletam e analisam dados, ajudando tanto no preparo para a data quanto no acompanhamento das entregas ao longo do mês. O resultado se reflete não apenas na satisfação do cliente, mas na redução de custos que antes poderiam até ser desconhecidos pela empresa. Antes de novembro, com a visibilidade detalhada da operação, é possível planejar melhor as rotas, treinar a equipe para a melhor condução durante as entregas e manter os carros com a manutenção em dia para rodarem sem dificuldades ao longo do mês. Já durante o mês, a tecnologia possibilita, por exemplo, acompanhar a localização dos veículos e receber notificações do desempenho da equipe, evitando atrasos e mantendo uma comunicação com o consumidor. Além disso, as imagens capturadas pelas câmeras com inteligência artificial auxiliam as empresas a melhorar a segurança de seus motoristas. O dispositivo detecta comportamentos de risco, como o distrações ao volante e excesso de velocidade, e alerta automaticamente o condutor. O gestor também recebe a informação na plataforma, podendo agir rapidamente com feedbacks e ações para aumentar o cuidado com as pessoas e com a carga em trânsito.

Lucas Furtado, diretor de vendas na Cobli, reforça 05 maneiras que tecnologias como a videotelemetria podem ajudar as empresas no preparo e acompanhamento da temporada de descontos. 

  • Manutenção e Previsão de Gastos:  a manutenção dos veículos é fundamental para garantir um serviço eficiente. Um carro parado impacta bastante nesse período de alta demanda. A tecnologia permite controlar e prever gastos com conservação e reparos preventivos, contribuindo para a economia de combustível, um dos maiores custos logísticos;
  • Visibilidade detalhada da operação: gerir frotas de forma manual e analógica é uma prática comum ainda das frotas, então utilizar tecnologia é um diferencial competitivo para quem quer sair à frente.  A videotelemetria oferece uma visão ampla do desempenho dos veículos comerciais em campo, coletando dados como velocidade, localização, consumo médio e paradas. Com isso, é possível tomar decisões com mais rapidez e assertividade;
  • Planejamento de rotas mais eficientes: se o atraso na entrega é a maior reclamação da Black Friday, o planejamento de rotas otimizado é fundamental. Com plataformas automatizadas, os gestores de frota podem criar planos eficientes em apenas alguns cliques, melhorando a experiência do consumidor e reduzindo a incidência de solicitações sobre a situação de entrega. A previsibilidade promovida por esse tipo de solução ajuda também a atender as expectativas e melhorar a experiência do consumidor, que passa a receber não só a previsão de chegada do motorista ou prestador de serviço, mas também dados da pessoa, qual a placa e modelo do veículo e, ao final, ainda poderá realizar uma avaliação;
  • Acompanhamento do modo de condução: entregas rápidas muitas vezes resultam em infrações de trânsito. A câmera com inteligência artificial faz reconhecimento facial para detectar quando um motorista comete alguma imprudência no trânsito, como direção distraída, frenagem brusca, excesso de velocidade, ou até mesmo cansaço ao volante. Com isso, emite alertas sonoros para mantê-lo focado e ainda envia essa imagem ao gestor da frota, permitindo ajustes ágeis em operações de alta demanda, como a Black Friday.
  • Digitalização de Processos: além do gerenciamento inteligente da frota, a videotelemetria possibilita a digitalização de processos, otimizando o tempo e o controle de documentos essenciais, como comprovantes de entregas e registros de serviços. Isso reduz a perda ou desvio de informações críticas.

Com clientes ainda mais exigentes, as empresas precisam estar atentas a cada detalhe dos processos logísticos adotados, principalmente em grandes eventos do varejo como a Black Friday, Natal, Dia das Mães, entre outros. A expectativa de vendas é alta, portanto o investimento em tecnologia, como a videotelemetria, para ter processos cada vez mais digitalizados em toda a cadeia do varejo é um diferencial importante para promover a melhor experiência para os seus clientes.

Fonte: Cobli

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