x

CARREIRA

Além do home office: empresas apostam benefícios diferenciados para suas equipes

Incentivo ao trabalho no exterior, aumento da licenças e outros benefícios são realidade já de algumas empresas brasileiras.

21/12/2023 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Licença-maternidade maior e trabalho no exterior são benefícios de empresas

Além do home office: empresas apostam benefícios diferenciados para suas equipes PIXABAY

Durante e após a pandemia, uma das principais mudanças no mercado de trabalho foi a forma de realizar cada trabalho, mostrando que muitas profissões podem atuar normalmente – ou até melhor – em modalidades além do tradicional escritório em horário comercial.

Mesmo com a demanda pós-pandemia para o retorno do trabalho presencial, algumas empresas optaram por manter o trabalho home office ou híbrido. Grandes companhias como Google, Salesforce e Amazon anunciaram recentemente que adotaram políticas de retorno ao modelo presencial/híbrido. 

Outras, como o Zoom, decidiram que funcionários que moram perto do escritório precisam ir ao local ao mínimo 2 vezes por semana. No entanto, há empresas que seguem apostando firme no modelo home office, seja oferecendo mais flexibilidade para seus funcionários ou permitindo que empresas contratem talento em qualquer lugar do mundo. 

Mas existem benefícios além do home office ou do trabalho híbrido que podem ser oferecidos pelas empresas. Confira abaixo um compilado realizado pela revista Exame, que compartilhou negócios que oferecem benefícios diferenciados na prática.

Oportunidade de trabalho no exterior

Quem nunca sonhou em trabalhar ou ter uma experiência no exterior? Pois é, existem empresas que já estimulam suas equipes a atuarem fora do país por até 120 dias.

A Revolut, app financeiro global, por exemplo, trabalha em esquema remoto ao redor do mundo e recentemente anunciou o aumento de sua política de trabalho no exterior de 60 para 120 dias. Para a empresa, o benefício colabora com sua cultura interna de privilegiar uma rotina ágil e permite que seus funcionários trabalhem em uma cidade diferente daquela que está em seu contrato de trabalho.

A flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo proporciona oportunidades para troca de experiências, aprendizados e acelera o desenvolvimento profissional, segundo Glauber Mota, CEO da Revolut para o Brasil.

“No nosso escritório do Brasil, parte do nosso time trabalha para a operação local e os demais atuam para times globais da empresa. O que estamos fazendo globalmente é permitir que nossos talentos tenham flexibilidade para atuar de outra localidade a sua escolha, o que é um diferencial perante outras empresas que apenas permitem o home-office em seu país de origem.”

Sem limitação para licenças

Cada trabalhador tem a sua realidade e tem necessidades diferentes, e benefícios como os quatro meses previstos na CLT para a licença-maternidade, por exemplo, podem não ser suficientes para uma mãe, então já imaginou poder ampliar esse prazo?

Pensando nesse e em outros casos, a N5, empresa de software para indústria financeira, que nasceu em 2017 já com a cultura de trabalho totalmente remoto oferece, além da modalidade home office, a possibilidade de não limitar a licença dos funcionários (como: perda de um familiar, licença maternidade, etc) ao que está na lei, eles buscam sempre entender as necessidades e acompanhar cada caso. Outras ações que a empresa oferece são: licença paternidade estendida, horários de trabalho flexíveis, treinamentos técnicos e cursos de idiomas - inglês, espanhol e português.

Processos seletivos objetivos

Na WeClever, plataforma pioneira em IA conversacional, o anywhere office explora e valoriza todo o potencial dessa forma de trabalho. “O modelo traz benefícios tanto para a empresa quanto para a equipe. Para nós, um dos principais é a ampliação da diversidade. Atuamos na contratação de pessoas sem qualquer tipo de viés que possa limitar-nos geograficamente, socialmente, etc. Além disso, desenvolvemos um modelo de contratação com inteligência artificial que elimina qualquer viés no processo de seleção de candidatos, reforçando nosso compromisso e respeito por todas as pessoas”, explica Marcelo Colleoni, CHRO na WeClever.

“Para a equipe, acreditamos que o convívio familiar mais amplo contribui para a qualidade de vida e o engajamento de nossos profissionais. Além disso, economizamos tempo em deslocamentos entre casa e escritório, o que permite que a equipe dedique mais tempo a outras atividades. Qualquer modelo de trabalho tem seus impactos, e trabalhamos incansavelmente para aprimorar e maximizar os aspectos positivos desse formato. Também estamos atentos para garantir que a experiência de integração de nossa equipe seja sempre uma experiência "Uau", tanto para os funcionários quanto para seus familiares”, afirma o executivo. Entre os benefícios da empresa, estão licenças maternidade e paternidade estendidas (180 dias para mulheres e 30 dias para homens), ajuda de custo para o home-office e opção de stock option, em que alguns funcionários podem adquirir ações da empresa.

"O bem-estar do nosso funcionário é muito importante para nós e buscamos constantemente aprimorá-lo. Queremos não só que ele se sinta acolhido pela empresa, mas parte dela", finaliza o CHRO.

Com informações Exame Carreira

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.