x

EMPRESA

Programa empresa cidadã

A Instrução Normativa RFB nº 991/2010 estabelece regras para a dedução, do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), da remuneração da(o) empregada(o) paga no período de prorrogação.

10/11/2023 17:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Programa empresa cidadã

Programa empresa cidadã Foto: Gerzon Piñata/Pexels

O Programa Empresa Cidadã foi instituído pela Lei nº 11.770/2008 , destinado a:

I – prorrogar por:

  1. 60 dias – a duração da licença-maternidade de 120 dias, e o correspondente período do salário-maternidade (inclusive no caso de parto antecipado);
  • 15 dias – a duração da licença- paternidade, além dos 5 dias

II – conceder incentivos fiscais à pessoa jurídica que aderir ao programa, observadas as normas expedidas pela Receita Federal do Brasil (RFB).

Instrução Normativa RFB nº 991/2010 estabelece regras para a dedução, do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) , da remuneração da(o) empregada(o) paga no período de prorrogação.

Condições exigidas

A prorrogação será garantida:

  1. À empregada da pessoa jurídica que aderir ao Programa, desde que a empregada a requeira até o final do 1º mês após o parto, e será concedida imediatamente após a fruição da licença-maternidade de 120 dias;
  2. Ao empregado da pessoa jurídica que aderir ao Programa, desde que o empregado a requeira até 2 dias úteis após o parto e comprove participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.

Adesão – Pessoas Jurídicas

https://www.gov.br/pt-br/servicos/aderir-ao-programa-empresa-cidada

A pessoa jurídica poderá aderir ao Programa Empresa Cidadã, mediante requerimento de adesão formulado em nome do estabelecimento matriz, pelo responsável perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) .

O requerimento poderá ser formulado exclusivamente no sítio da RFB na Internet, no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br.

Não produzirá efeito o requerimento formalizado por contribuinte que não se enquadre nas condições estabelecidas no citado programa.

O acesso ao endereço eletrônico será efetuado por meio de código de acesso, a ser obtido nos sítios da RFB na Internet, ou mediante certificado digital válido.

A pessoa jurídica poderá cancelar sua adesão ao programa, a qualquer tempo, por meio do sitio da RFB na Internet, no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br.

Durante o período de prorrogação das licenças-maternidade e paternidade:

  1. A empregada terá direito à remuneração integral, nos mesmos moldes devidos no período de percepção do salário-maternidade pago pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS); e
  2. O empregado também terá direito à remuneração integral.

Sob pena de perda do direito à prorrogação das licenças-maternidade ou paternidade, durante este período:

  1. O (a) mpregado(a) não poderá exercer nenhuma atividade remunerada; e
  2. A criança deverá ser mantida sob seus cuidados.

Fonte: Silvestrin Folha de Pagamento

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.