x

SEGURANÇA NA DATA

Black Friday: veja dicas para comprar de forma segura e principais fraudes do período

Especialista econômica e contadora oferece cinco dicas para se proteger na Black Friday.

21/11/2023 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 dicas para se proteger na Black Friday 2023

Black Friday: veja dicas para comprar de forma segura e principais fraudes do período pixabay

Na próxima sexta-feira (24) acontece a tão aguardada Black Friday, data americana que ganha cada vez mais força no Brasil por ser um dia que reúne descontos em diversos produtos e segmentos, principalmente no setor varejista.

Com promessas de descontos consideráveis, grande parte da população brasileira espera ansiosamente por esse momento, mas apesar da ansiedade pelas compras, a data requer cuidado.

A Profa. Ma. Ailza Silva de Lima, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), confirma que a data pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça e requer atenção, pois muitos consumidores podem ser enganados por descontos falsos, propaganda enganosa ou até produtos e lojas inexistentes, sobretudo por conta do aumento das vendas on-line na pandemia.

Para a especialista, para evitar esses desconfortos, o ideal é que o consumidor pesquise com antecedência e que avalie se o produto é realmente essencial.

“De acordo com o site do Serasa, as fraudes mais comuns no meio on-line que os consumidores podem enfrentar durante a Black Friday são o aumento dos preços dos produtos na véspera do evento, e no dia da programação são anunciados descontos mais vantajosos, o que, portanto, é uma farsa”, explica.

Ela ainda acrescenta que também merecem atenção os anúncios que direcionam o consumidor a descontos com relógio de contagem regressiva para acabar, mas a finalização da transação leva a um preço maior do que o esperado pelo consumidor; frete mais caro do que o produto; e o prazo de entrega abusivo.

Diante disso, a contadora listou cinco dicas para aproveitar promoções e não ser enganado por falsas ofertas. 

  • Verificar o preço em sites e aplicativos que monitoram preços, por exemplo, Zoom e Buscapé quais os valores aplicados normalmente e se aquele item realmente está com desconto;
  • Averiguar o número de reclamações relacionadas à loja na época no Black Friday do ano anterior, por exemplo, no site do Reclame Aqui é possível fazer essa busca;
  • Ver se os preços nos aplicativos das lojas são os mesmos das lojas acessadas por meio dos navegadores;
  • Certificar-se de que os e-mails são verdadeiros e apresentam ofertas e cupons de descontos;
  • Verificar a possibilidade de frete grátis ou retirada em loja, isso diminui muito o custo de entrega, especialmente em alguns estados.

A contadora e economista orienta ainda sobre a importância de se evitar compras por impulsos e não vantajosas. “A compra vantajosa é feita com planejamento e investigação dos preços. Para isso, use alguns aplicativos e sites que monitoram variação de preços [como os citados acima]”, conclui a professora.

Com informações XCOM Agência de Comunicação Unipê

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.