x

carreira

Transição de carreira: como se planejar para mudar de carreira em 2024

Saiba os motivos que impulsionam a mudança, os desafios enfrentados e as oportunidades emergentes ao ingressar na jornada de transição de carreira.

31/12/2023 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Os desafios da transição de carreira

Transição de carreira: como se planejar para mudar de carreira em 2024

A transição de carreira, uma prática cada vez mais presente no mercado, emerge como uma oportunidade estratégica para profissionais que buscam novos horizontes em suas vidas profissionais. Com o intuito de oferecer apoio àqueles que enfrentam desafios ao mudar de área de atuação, compilamos um guia abrangente com dicas para facilitar esse processo de maneira consciente e leve.

O que realmente significa uma transição de carreira?

A transição na carreira  refere-se primordialmente às transformações que um trabalhador empreende em sua trajetória profissional. Essas mudanças podem abranger a área de atuação, cargo e até mesmo o segmento da empresa. Por exemplo, um jornalista pode se qualificar, buscar outra formação e se tornar um biólogo ao longo de sua experiência profissional.

Motivações que impulsionam a mudança

Embora as transições de carreira sejam inevitáveis, elas frequentemente suscitam desconforto e incertezas. De acordo com uma pesquisa do Pagegroup, 27% dos entrevistados com mais experiência e 22% com menos experiência apontam a falta de crescimento/oportunidade como motivador para a transição. Outros 23% expressam insatisfação salarial.

Além disso, os motivos para transições de carreira no mercado de trabalho nacional muitas vezes têm raízes particulares, incluindo falta de empatia com os valores da empresa, incompatibilidade com o estilo de vida, exigências excessivas, falta de tempo e investimento em qualificação profissional, e ausência de retorno sobre o desenvolvimento.

As empresas, percebendo a evolução do perfil profissional, ajustam-se ao surgimento de novos talentos, implementando modelos e benefícios condizentes com a modernidade desta geração.

A delicadeza da transição desde o início da carreira

Desde o início da vida profissional, a transição de carreira é apresentada como um processo delicado. Essa mudança é natural e ocorre em diferentes níveis e formas, seja ao ingressar no mercado após a graduação, mudar de emprego, empresa, área de atuação, ou, por fim, de profissão.

É importante encarar o processo sem receios, compreendendo-o de maneira natural e, quando possível, planejada. Motivações para a transição variam desde questões pessoais até o desenvolvimento de novos interesses e melhores oportunidades em outras áreas, considerando as restrições ou mudanças no mercado e setor de trabalho atual.

Identificando o momento ideal para a transição

Determinar o momento certo para a transição de carreira é uma questão complexa. Profissionais devem considerar sua motivação diária, o interesse nas atividades, a curiosidade contínua pela área de formação, a satisfação no trabalho em relação a remuneração, reconhecimento e relacionamentos, e a perspectiva de boas oportunidades de trabalho e desenvolvimento.

A transição de carreira, quando compreendida e planejada adequadamente, surge como uma jornada enriquecedora, possibilitando aos profissionais explorar novos horizontes e alcançar seu máximo potencial.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.