x

EDITAL LIBERADO

Enem dos Concursos: como funciona, oportunidades e saiba como participar

Edital do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi publicado nesta quarta-feira (10).

11/01/2024 14:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Confira Edital do primeiro Concurso Público Nacional Unificado

Enem dos Concursos: como funciona, oportunidades e saiba como participar

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) do governo federal é um novo modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que pretende empregar milhares de brasileiros no setor público ainda em 2024.

O CNU consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Apelidado de “Enem dos concursos” por oferecer várias oportunidades por meio de uma mesma prova, assim como acontece com o Enem e as faculdades brasileiras, o CNU teve seu primeiro edital divulgado nesta quarta-feira (10), com mais de 6 mil vagas.

Edital do Concurso Unificado

O edital divulgado revela que as provas acontecerão em 180 cidades brasileiras, com vagas de nível médio e superior, no dia 5 de maio deste ano, sendo que a primeira prova será objetiva de aplicação comum a todos os candidatos, enquanto a segunda etapa contará com uma prova objetiva e dissertativa dividida por blocos temáticos, de acordo com a área da vaga.

Inscrições

As inscrições começam no dia 19 de janeiro e a taxa de inscrição terá um valor bem inferior a outros concursos brasileiros, com valor de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. 

Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

A inscrição acontece somente pela plataforma do Gov.br e o usuário pode ter qualquer nível de conta no site, onde será necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos.

No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

Em política afirmativa e inclusiva, foi reservado percentuais para cotas específicas concurso: 5% do total de vagas de cada um dos cargos a candidatos com deficiência e 20% a candidatos negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.

Será possível disputar por várias vagas

O concurso permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, que será baseada na nota alcançada.

Os blocos temáticos estão divididos da seguinte forma:

•        Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias;

•        Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação;

•        Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas;

•        Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor;

•        Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;

•        Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação;

•        Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública;

•        Bloco 8 – Nível Intermediário.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.