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GOLPES COM IA

Empresarial: entenda os riscos para os negócios da adulteração de áudios e vídeos com uso da IA

Golpe já existe há algum tempo e vem sendo sofisticado com o uso de IA.

24/01/2024 17:00

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Adulteração de áudios com uso de IA: quais os riscos para empresas?

Empresarial: entenda os riscos para os negócios da adulteração de áudios e vídeos com uso da IA

Nesta semana, foi aberta uma investigação para apurar pelo menos três casos no Amazonas, Rio Grande do Sul e Sergipe, em que eleitores estão sendo enganados, acreditando ser o candidato o emissor de mensagens artificialmente criadas com um conteúdo não dito por ela.

Mesmo que o período eleitoral ainda não tenha iniciado, vale destacar que esse tipo de adultério não acontece apenas nessas épocas e meios, podendo ser vista também no mundo empresarial.

Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), isso ficou ainda mais evidente, fazendo com que golpistas passassem a clonar fotos, informações e portfólios de uma marca para dar ofertas inexistentes.

Por meio da tecnologia, foi possível enviar mensagens de áudio por WhatsApp para o público, dando a possibilidade de abrir prejuízos financeiros para o consumidor e empresa, além da própria marca. 

Diante disso, é fundamental sempre comunicar os clientes e seguidores as campanhas em atividade, além de orientá-los para o uso apenas dos canais oficiais da empresa.

Além disso, trabalhar somente com perfis de influenciadores verificados também é importante, já que assim é possível inibir a criação de conteúdo mentiroso.

O que fazer em casos de golpe com a IA?

Se a empresa foi vítima de um golpe, é necessário investir na comunicação com o público e se posicionar o mais breve possível.

Um outro ponto importante é que as empresas devem estar sempre com suas redes e sites atualizados, lembrando sempre seu público quais são seus canais oficiais.

Depois, o empresário pode buscar assistência na justiça para investigar o caso.

Investir nesses cuidados é de grande importância  para minimizar  estragos imensuráveis para a marca.

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