x

Setor de franquias tem crescimento de 82% nos últimos dez anos

Após a edição do JH, o consultor do Sebrae Gustavo Carrer tira dúvidas de quem quer abrir uma franquia, em um chat ao vivo na internet.

25/06/2012 15:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Setor de franquias tem crescimento de 82% nos últimos dez anos

O setor de franquias registrou em 2011 um faturamento de quase R$ 89 bilhões e a expectativa é crescer 15% em 2012. Atualmente são 2031 redes de franquias com 93 mil unidades em todo o Brasil, um crescimento de 82% nos últimos dez anos.

As franquias empregam quase 900 mil trabalhadores. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias, as áreas que mais crescem são educação e treinamento; negócios, serviços e conveniências; comunicação, informática e eletrônicos; beleza, saúde e produtos naturais.

Quem quer entrar neste mercado precisa ter, além de um investimento inicial, a partir de R$ 14 mil, algumas características empreendedoras, como ser ousado e criativo. É preciso também estar sempre inquieto para enxergar as mudanças no mercado, que costumam ser velozes.


O futuro empreendedor tem que conhecer o lugar onde vai abrir a sua empresa e definir quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores. Essas informações ajudam a criar um plano de negócios e são fundamentais desde o projeto da empresa até a data de inauguração.

Por fim, é essencial registrar a empresa. A formalização ajuda a fechar parcerias, linhas de crédito e financiamentos. Cada estado tem uma legislação específica, portanto os valores dos impostos também são diferentes.

Segundo o consultor do Sebrae Gustavo Carrer, empreendedor é quem consegye influenciar as pessoas em volta dele. "Capacidade de liderança e de envolver as pessoas em torno de um objetivo, orientação por resultado e, principalmente, vontade de aprender sempre também são importantes", afirma.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.