x

MARKETING

Tendências na aquisição de softwares apontam para maior investimento em 2024 e foco em programas de marketing, mostra estudo

Apesar dos planos para aumentar os investimentos em softwares, as empresas ainda veem a implementação eficaz como um desafio.

04/03/2024 19:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aquisição de softwares apontam para maior investimento em 2024

Tendências na aquisição de softwares apontam para maior investimento em 2024 e foco em programas de marketing, mostra estudo Foto: Ketut Subiyanto/Pexels

A adoção de softwares desempenha um papel fundamental na criação e melhoria de processos nas empresas. Em 2024 a tecnologia tem tudo para ser protagonista, já que é provável que haja mudanças significativas nos gastos das companhias com tecnologia.

Pelo menos é o que mostra a nova pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares, em que 71% dos entrevistados disseram que suas empresas planejam aumentar seus investimentos em sistemas digitais neste ano em comparação com 2023. 

O levantamento online foi realizado com trabalhadores que estavam envolvidos ou tinham grande influência na compra de softwares nas suas empresas.

Esse aumento substancial sugere uma crescente conscientização sobre a importância estratégica dos sistemas digitais nas operações comerciais. Tal movimento está alinhado ainda a outro aspecto crucial abordado na pesquisa: os fatores externos e sua respectiva influência nos negócios. 

Para 44% dos respondentes, o avanço em tecnologia é o principal fator externo que moldará as metas comerciais em 2024. Já quando se trata dos desafios que as empresas esperam enfrentar para este ano, um dos mais citados foi a implementação de tecnologia de forma eficaz (39%).

"Por um lado parece haver entendimento das empresas sobre a importância da adaptação tecnológica para se manterem competitivas; por outro, elas ainda encontram dificuldades em escolher o melhor sistema para suas necessidades", comenta Marcela Gava, analista sênior do Capterra responsável pelo estudo.

Segundo Gava, para acertar na escolha, é recomendado que as empresas criem uma lista de fornecedores e não tenham pressa durante o processo de seleção, realizando demonstrações ou testes grátis das ferramentas oferecidos pelos fornecedores –o estudo do Capterra mostra que metade das empresas (51%) levam até três meses para escolher uma ferramenta. 

Os softwares que estarão em alta ao longo do ano

Seja pela busca de novos clientes ou pela divulgação da marca, as empresas estarão dando prioridade ao setor de marketing em 2024. 

Isso porque 48% dos respondentes elegeram as ferramentas de marketing como prioridade para o ano entre uma lista com diferentes opções de softwares. Essa categoria engloba sistemas como ferramentas de e-mail marketing ou programas de redes sociais.

Outra prioridade são os sistemas de tecnologia da informação (TI), já que segurança de TI (37%) e gestão de TI (35%) aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugar.

Metodologia do estudo

A Pesquisa de Tendências Tecnológicas 2024 do Capterra foi realizada on-line em julho de 2023 com 3.484 entrevistados dos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Índia, Alemanha, Brasil e Japão, com empresas de vários setores e tamanhos (cinco ou mais funcionários). Os entrevistados foram selecionados de forma a garantir que estavam envolvidos nas decisões de compra de software.

Fonte: Capterra

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.