x

PENSÃO POR MORTE

Pensão por morte: PL libera benefício acima de um salário mínimo para o segurado especial da Previdência

Texto ainda precisa ser analisado por quatro comissões da Câmara.

07/03/2024 18:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PL libera pensão por morte acima do salário mínimo

Pensão por morte: PL libera benefício acima de um salário mínimo para o segurado especial da Previdência Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Tramita em caráter conclusivo o projeto de lei (PL) 265/24 que permite ao segurado especial da Previdência Social receber pensão por morte superior ao valor do salário mínimo.

Atualmente, nesse caso, o beneficiário perderá a condição de segurado especial.

Com base nisso, o segurado especial terá pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-reclusão de até um salário-mínimo.

O deputado Pezenti, autor da proposta, informa que “hoje, são segurados especiais o produtor rural, seu cônjuge ou companheiro, os filhos maiores de 16 anos ou que estejam trabalhando na atividade rural e outros integrantes da família”.

“A atual previsão legal restringe o acesso à cobertura previdenciária do pequeno agricultor familiar que passasse legitimamente a receber pensão por morte com valor superior ao salário mínimo”, acrescenta.

Segundo a legislação, atualmente, são segurados especiais aqueles que exercem atividades de maneira individual ou em regime de economia familiar, conseguindo o sustento próprio.

Além disso, o segurado especial contribui conforme o valor de venda da produção individual ou de toda a família. Diante disso, todos passam a ter direito a aposentadoria e outros benefícios, entre os quais está o de incapacidade temporária e indo até o salário-maternidade.

Até o momento, o texto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.Com informações da Câmara dos Deputados

Com informações da Câmara dos Deputados

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.