x

IPVA EM ATRASO

IPVA: governo de SP notifica mais de 630 mil proprietários de veículos com imposto atrasado

Notificação não foi só enviada para os motoristas que estão com IPVA atrasado em 2024 mas também de outros anos.

04/04/2024 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
SP notifica mais de 630 mil motoristas com IPVA atrasado

IPVA: governo de SP notifica mais de 630 mil proprietários de veículos com imposto atrasado

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo devem ficar atentos pois a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) notificou 639.184 motoristas que estão com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado.

Os débitos já somam R$ 675.997.955,26 e abrangem o IPVA de 2021, 2022, 2023 e 2024 – neste último caso, referentes aos automóveis cujos proprietários não quitaram o imposto integralmente em janeiro ou fevereiro ou não optaram pelo parcelamento.

A notificação ocorreu exclusivamente via Diário Oficial do Estado, no dia 21 de março, e trouxe a identificação do proprietário e do veículo, e os valores do imposto, da multa incidente e dos juros por mora. A consulta on-line inserindo CPF/CNPJ ou placa do veículo pode ser feita por aqui.

Como regularizar o IPVA em SP

Para regularizar o imposto, o pagamento pode ser realizado pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento. Basta informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado.

Também é possível fazer o acerto pelo Pix. Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento.

O débito não quitado no prazo de 30 dias ou para o qual não for apresentada defesa no mesmo prazo será inscrito em Dívida Ativa e os nomes do proprietário e do responsável solidário, se houver, serão incluídos no CADIN Estadual e na Dívida Ativa do Estado de São Paulo. A administração do débito inscrito em dívida ativa é transferida à Procuradoria Geral do Estado (PGE), que poderá iniciar o procedimento de execução judicial.

Com informações Governo do Estado de SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.