x

CARREIRA

Seu chefe manda mensagem fora do horário? PL quer acabar com essa prática

PL da California está aderindo a outros estados e países ao “direito à desconexão”.

05/04/2024 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Projeto de lei quer proibir mensagens de chefes após expediente

Seu chefe manda mensagem fora do horário? PL quer acabar com essa prática

Um novo Projeto de Lei na Califórnia, nos Estados Unidos, quer acabar com a prática dos trabalhadores continuarem recebendo mensagens e sendo acessados pelos chefes após o expediente.  

Assim, se o projeto for aprovado, os trabalhadores estarão legalmente autorizados a ignorar seus chefes e desconsiderar as mensagens recebidas após o fim do horário de trabalho.

Com a pandemia e a modalidade do home office crescendo, alguns chefes perderam um pouco o senso de espaço e limite com seus empregados, que apesar de estarem em suas casas trabalhando, os horários praticados nos escritórios se mantêm e não foram expandidos.

Essa pressão para responder às mensagens de trabalho após o expediente e estar sempre disponível está agravando o esgotamento dos trabalhadores e está forçando muitos países a analisarem leis sobre o “direito à desconexão” , de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

O deputado democrata Matt Haney, de São Francisco, pretende adicionar a Califórnia a essa lista com seu projeto de lei que está sendo considerado na legislatura estadual.

Se aprovado conforme redigido atualmente, o Projeto de Lei 2751 “exigiria que um empregador público ou privado estabelecesse uma política de local de trabalho que fornecesse aos funcionários o direito de se desconectarem das comunicações do empregador fora do horário de trabalho, exceto conforme especificado”.

Isso significa que, exceto em casos de emergência ou agendamento, os trabalhadores teriam o “direito de ignorar as comunicações do empregador fora do horário de trabalho”, segundo o texto do projeto de lei.

O horário de folga seria estabelecido por acordo escrito entre os trabalhadores e o empregador. Se o contratante violar a regra, poderá enfrentar uma multa civil de pelo menos US$ 100, de acordo com a versão atual do projeto de lei.

O escritório do deputado autor do projeto disse que estudos revelaram como os trabalhadores ficaram “mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos” depois que essas leis foram aprovadas.

Ao mesmo tempo, Haney disse que a lei ajudará o estado a competir melhor com outros estados por trabalhadores qualificados.

“[Dar] aos nossos trabalhadores o direito de se desconectarem será um grande benefício para a nossa força de trabalho e tornará o setor tecnológico da Califórnia mais capaz de competir por trabalhadores qualificados.”

Com informações Istoé

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.