x

tributário

Proposta isenta do imposto de renda aposentados e pensionistas com autismo

PL 892/24 busca reconhecer necessidades específicas e sociais, refletindo preocupação com aspectos financeiros da condição autista.

17/04/2024 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PL propõe isenção de IR para aposentados e pensionistas com autismo

Proposta isenta do imposto de renda aposentados e pensionistas com autismo

O Projeto de Lei 892/24 está em pauta no cenário legislativo brasileiro, buscando isentar do imposto de renda a remuneração de aposentadoria e pensão de pessoas diagnosticadas com autismo, ou seus representantes legais. Esta iniciativa visa amenizar os desafios financeiros enfrentados por famílias que lidam com essa condição.

O autor do projeto, deputado Saullo Vianna (União-AM), destaca a importância de abordar o aspecto socioeconômico do autismo. Ele ressalta que os custos elevados do tratamento e a escassez de apoio governamental impactam diretamente as finanças das famílias afetadas.

A ausência de políticas públicas adequadas torna o enfrentamento do autismo um desafio não apenas de saúde, mas também financeiro, alerta o deputado Vianna.

O projeto será avaliado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Sua aprovação encaminhará a proposta diretamente para o Senado, onde será discutida e votada.

Este não é o único projeto de lei que busca o incentivo fiscal às pessoas do espectro autista ou seus responsáveis legais. Existe uma outra iniciativa em avaliação no Senado Federal (PL 292/2024) que propõe isentar pessoas do espectro autista ou seus responsáveis legais da tributação sobre remuneração e outros rendimentos no Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) .

Esta medida representa um passo significativo na busca pela inclusão e pelo apoio às famílias que enfrentam os desafios associados ao autismo, e sua análise legislativa é aguardada com expectativa pela comunidade afetada.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.