x

grade curricular

Comunicação é inserida na grade curricular do curso de Ciências Contábeis; entenda a importância

Contadores devem ser capazes de se comunicar de maneira acessível e compreensível com os seus clientes.

17/04/2024 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comunicação passa a integrar grade curricular de Ciências Contábeis

Comunicação é inserida na grade curricular do curso de Ciências Contábeis; entenda a importância

A Resolução CNE/CES nº 1/de 2024 que institui as novas diretrizes curriculares para o curso de graduação em Ciências Contábeis, divulgadas com exclusividade pelo Portal Contábeis na semana passada, traz uma importante alteração ao incluir a comunicação entre as competências a serem desenvolvidas pelos bacharéis.

O objetivo da inclusão é preparar os estudantes para os desafios do mercado e para as demandas da profissão. 

Essa inclusão reflete a compreensão de que, além do conhecimento técnico, os contadores precisam desenvolver habilidades comunicativas para se destacarem em um ambiente cada vez mais dinâmico e interconectado.

Comunicação na grade curricular de Ciências Contábeis

De acordo com a Resolução, a comunicação será integrada ao currículo do curso de Ciências Contábeis por meio de atividades que desenvolvam as competências e habilidades necessárias para uma comunicação eficaz. 

Isso inclui a capacidade de se expressar de forma escrita, verbal e visual, adaptando a linguagem às diferentes situações e públicos.

Entre as estratégias previstas para promover o desenvolvimento da comunicação, destacam-se:

  • Inclusão de disciplinas específicas que abordem técnicas de comunicação, redação profissional, apresentação oral e visualização de dados;
  • Integração da comunicação em atividades práticas, como estudos de caso, simulações empresariais e projetos interdisciplinares;
  • Estímulo ao desenvolvimento de habilidades de comunicação em contextos profissionais, por meio de estágios supervisionados e atividades de extensão;
  • Utilização de tecnologias da informação e comunicação para facilitar a comunicação entre alunos e professores, bem como para a produção e compartilhamento de conteúdo.

Importância da comunicação para o contador

A comunicação é uma habilidade fundamental para o contador em diversos aspectos de sua atuação profissional. 

Desde a interação com clientes e colegas de trabalho até a apresentação de relatórios e análises, a capacidade de se comunicar de forma clara, precisa e persuasiva é essencial para o sucesso na carreira contábil.

Além disso, a comunicação eficaz contribui para a construção de relacionamentos sólidos com os clientes e para o entendimento das necessidades e expectativas do mercado. 

Em um contexto de constante evolução tecnológica e regulatória, os contadores também precisam ser capazes de comunicar informações complexas de maneira acessível e compreensível para públicos diversos.

A inclusão da comunicação na grade curricular de Ciências Contábeis representa um avanço significativo na formação dos futuros profissionais da área. 

Ao desenvolver habilidades de comunicação, os estudantes poderão se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, ampliando suas oportunidades de carreira e contribuindo para o fortalecimento da profissão contábil como um todo. 

A integração da comunicação à formação acadêmica dos contadores pode contribuir para uma maior valorização da profissão e para uma melhor compreensão de seu papel na sociedade.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.