x

DOE TAMBÉM

Receita Federal enviará mais de 50 toneladas de roupas e calçados apreendidos às vítimas das chuvas no RS com a ajuda dos Correios

Cidadãos de todo o Brasil também podem ajudar a região com doações.

07/05/2024 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita Federal e Correios se mobilizam para levar ajuda ao RS

Receita Federal enviará mais de 50 toneladas de roupas e calçados apreendidos às vítimas das chuvas no RS com a ajuda dos Correios Joédson Alves/Agência Brasil

Para ajudar as vítimas das fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, nos próximos dias, a Receita Federal, por meio da ajuda dos Correios, enviará mais de 50 toneladas de roupas e calçados ao Estado.

As mercadorias, apreendidas pelo órgão, serão enviadas gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre e, após passarem por triagem, serão entregues nos locais que a defesa civil indicar.

“Nos próximos dias, dezenas de toneladas de roupas, cobertores e outras mercadorias apreendidas pela Receita Federal chegarão ao Rio Grande do Sul e serão distribuídas com o apoio de caminhões e helicópteros. Meus sentimentos às famílias das vítimas”, postou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na rede social X.

Além das mercadorias que serão transportadas com o apoio dos Correios, a Receita também já está providenciando o transporte de mais 30 toneladas de cobertores, agasalhos e artigos de vestuário provenientes do depósito de Foz do Iguaçu.

Outro recurso que será oferecido pela Receita nos próximos dias será o uso de drones da instituição, para auxiliar a Defesa Civil na avaliação dos danos causados pelas chuvas e na busca por pessoas desaparecidas.

Mobilização dos Correios

A estatal está colocando à disposição toda a sua rede de agências nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, para o recebimento de doações de alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário.

Os Correios vão doar, ainda, aos atingidos pelas chuvas itens de vestuário e utensílios domésticos que se tornaram objetos de refugo (que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor).

Doações dos brasileiros

O Governo do Rio Grande do Sul ativou a chave Pix do próprio governo para arrecadar valores para as vítimas das enchentes. A conta é a mesma utilizada para auxílio aos temporais ocorridos em 2023. 

A conta bancária é a SOS Rio Grande do Sul, com chave Pix – CNPJ 92.958.800/0001-38 instituição – Banrisul.

Quem não puder ajudar financeiramente pode doar roupas e materiais nos pontos de coleta da sua cidade. 

Saiba mais:

Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda e pagamento de tributos no RS

Ministério da Previdência e INSS antecipam benefícios previdenciários para estado do RS

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.